Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:51:55
informe o texto

Notícias / Geral

21/01/2021 às 15:10

Lista de diretores de hospitais definiu vacinação contra a covid-19 em Cuiabá

Enquanto link para agendamento não foi disponibilizado, profissionais eram vacinados conforme nome na lista

Camilla Zeni

Lista de diretores de hospitais definiu vacinação contra a covid-19 em Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Secom

Mesmo com as primeiras vacinas contra a covid-19 em Cuiabá sendo aplicadas na quarta-feira (20), foi apenas nesta quinta-feira (21) que a Prefeitura disponibilizou um site para agendamento do público-alvo para a imunização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até então, a vacinação foi pautada por uma lista de nomes elaborada por diretores de hospitais . 

Apenas podem se vacinar os profissionais da Saúde que trabalham na linha de frente contra a covid-19, ou seja, aqueles que atuam nos hospitais de referência. Assim mesmo, nem todos estão “autorizados” a receberem as doses, considerando o baixo número de imunizantes enviados para a Capital.

Segundo a Prefeitura, enquanto o link de agendamento não foi disponibilizado, a Secretaria Municipal de Saúde recolheu com os hospitais e pronto-atendimento, públicos e privados, a relação de profissionais que atendem diretamente os casos de covid-19, com a intenção de liberá-los para a vacinação. 

Leia também - Link para agendamento para vacina contra covid-19 vaza e 300 conseguem se cadastrar

“Mesmo que o profissional agende, se o nome dele não estiver na lista de pessoas aptas, ele não poderá ser vacinado”, informou a Prefeitura por meio de nota, na manhã desta quinta-feira. 

Ao Leiagora, a assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou que a relação foi enviada pelos diretores dos hospitais. 

Já na tarde dessa quinta-feira, a Prefeitura informou o lançamento do site, acrescentando que todas as mil vagas disponibilizadas já tinham se esgotado. Cabe destacar que cadastros de pessoas que não pertencem ao grupo de vacinação atual não serão aceitos.

Fura fila
Após o primeiro dia da vacinação, a vereadora Edna Sampaio (PT) procurou a Prefeitura com a denúncia de que profissionais de setores administrativos estariam sendo priorizados em detrimento de trabalhadores da linha de frente, como técnicos de enfermagem e agentes de limpeza das unidades com “altíssimo risco de contaminação”.

Por conta das denúncias, a vereadora pediu acesso aos nomes de quem já foram vacinados e os que agendaram a vacinação. Segundo a Prefeitura, pelo menos mil profissionais já fizeram pré-cadastro em um link divulgado nesta quinta-feira.

Vacinação 
Na terça-feira foram recebidas pouco mais de 8 mil doses da vacina Coronavac. Outras 8 mil doses estão de posse da Secretaria de Estado de Saúde e apenas devem ser liberadas para a segunda aplicação nos profissionais, considerando que a Coronavac é um imunizante de duas doses obrigatórias.

Nessa primeira fase, a vacinação é concentrada no Centro de Eventos do Pantanal, tendo como público-alvo os profissionais da Saúde.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet