Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:27:09
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/01/2021 às 16:36

Recursos da Grampolândia no TJ passam a ser relatados por Luiz Ferreira

Conhecido como “Grampolândia Pantaneira”, o esquema ilegal de espionagem foi operado pelo núcleo de inteligência da Polícia Militar

Eduarda Fernandes

Recursos da Grampolândia no TJ passam a ser relatados por Luiz Ferreira

Foto: TJMT

O desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), é o novo relator dos recursos que questionam a sentença proferida no caso das escutas ilegais, que ficou conhecido como “Grampolândia Pantaneira”.

A alteração foi definida em um recurso de apelação proposto pelo coronel Zaqueu Barbosa, pelo hoje sargento Gerson Luiz Ferreira Correa Junior e pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, e ficou sob relatoria do desembargador Gilberto Giraldelli. Zaqueu foi condenado a 8 anos de prisão em regime aberto. Gerson foi absolvido.

Leia também - Lewandowski nega liminar que pedia afastamento de Pazuello da Saúde

Em despacho proferido nessa quarta-feira (20), Giraldelli explicou que apesar da apelação ter sido distribuída por sorteio a ele, recursos anteriores já haviam sido destinados a Luiz Ferreira.

“Por conseguinte, com o retorno do Exmo. Des. Luiz Ferreira da Silva às atividades jurisdicionais após cessadas suas atribuições como Corregedor-Geral de Justiça, tem-se que o presente feito deve ser redistribuído seguindo o critério da prevenção, nos termos do art. 80, §1º, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”, disse Giraldelli.

Conhecido como “Grampolândia Pantaneira”, o esquema ilegal de espionagem foi operado pelo núcleo de inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso, entre 2014 e 2015. Cerca de 80 números de telefone foram grampeados.

O caso veio à tona em 14 de maio de 2017, quando o promotor de Justiça e ex-secretário de Segurança Mauro Zaque confirmou em entrevista ao Fantástico que o então governador Pedro Taques tinha ciência desde 2015 do esquema de arapongagem existente na sua equipe para espionar adversários.

O esquema teria sido promovido para obter informações privilegiadas de políticos, jornalista, servidores e médicos em período de campanha.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet