Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
04:14:04
informe o texto

Notícias / Política

22/01/2021 às 13:54

Deputado cita ‘vários candidatos’ e não vê chance de Carvalho ir para o TCE na vaga de Teis

Max Russi lembrou que há várias cadeiras no TCE e que Carvalho pode ir em outra vaga, mas não da Assembleia

Camilla Zeni

Deputado cita ‘vários candidatos’ e não vê chance de Carvalho ir para o TCE na vaga de Teis

Foto: Marcos Vergueiro/Secom

O deputado estadual Max Russi (PSB) descarta a possibilidade do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (DEM), ser o indicado para assumir uma possível vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), de indicação da Assembl. 

“Essa vaga específica da Assembleia Legislativa eu diria que a chance de ser alguém fora do parlamento é zero, porque tem muitos deputados que gostariam de disputar, de ter essa oportunidade. Então, não vejo chance nenhuma de alguém fora do parlamento conquistar essa vaga”, afirmou o parlamentar, em entrevista à rádio CBN Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (22).

Max Russi lembrou que o posto de conselheiro do TCE também recebe indicações do Executivo, de forma que Carvalho pode ser um dos indicados quando a vaga for aberta. Além dele, o deputado citou o nome do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, como um dos preferidos.

Leia também - Avanço da pandemia faz TCE prorrogar recesso e trava aposentadoria de Teis

No entanto, Russi ponderou que a Assembleia Legislativa tem, pelo menos, 8 deputados na disputa pela vaga, que ainda não foi aberta. O deputado destacou ainda que há uma preferência clara para que o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), assuma o posto.

“Se o Botelho tiver interesse, o mínimo de vontade de colocar o nome, ele vai ser conselheiro, porque vai ter o apoio, se não unânime, da maioria da Assembleia. Se não, vai ter uma disputa de vários nomes. Teriam oito ou nove candidatos que certamente pleiteariam essa vaga, e o parlamento não aceitaria ninguém de fora’, avaliou.

Ao mesmo tempo, Russi também afirmou que não faz parte da lista de parlamentares com interesse de assumir posto no TCE.

Vaga “não-vaga”

As especulações quanto à vaga no Tribunal de Contas do Estado circulam desde que o ex-deputado Guilherme Maluf foi indicado e aprovado pela Assembleia para assumir uma cadeira deixada pelo ex-conselheiro Humberto Bosaipo, em 2019. 

Mais recentemente, o conselheiro Waldir Teis entrou com pedido de aposentadoria, acirrando as articulações para indicação ao posto. A vaga também é de indicação da Assembleia Legislativa. No entanto, apesar do pedido, a possibilidade ainda é remota, considerando que o conselheiro está afastado judicialmente das funções, investigado por suspeita de corrupção.

Saiba mais
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet