Cuiabá, sexta-feira, 05/03/2021
11:59:48
informe o texto

Notícias / Política

22/01/2021 às 13:54

Deputado cita ‘vários candidatos’ e não vê chance de Carvalho ir para o TCE na vaga de Teis

Max Russi lembrou que há várias cadeiras no TCE e que Carvalho pode ir em outra vaga, mas não da Assembleia

Camilla Zeni

Deputado cita ‘vários candidatos’ e não vê chance de Carvalho ir para o TCE na vaga de Teis

Foto: Marcos Vergueiro/Secom

O deputado estadual Max Russi (PSB) descarta a possibilidade do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (DEM), ser o indicado para assumir uma possível vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), de indicação da Assembl. 

“Essa vaga específica da Assembleia Legislativa eu diria que a chance de ser alguém fora do parlamento é zero, porque tem muitos deputados que gostariam de disputar, de ter essa oportunidade. Então, não vejo chance nenhuma de alguém fora do parlamento conquistar essa vaga”, afirmou o parlamentar, em entrevista à rádio CBN Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (22).

Max Russi lembrou que o posto de conselheiro do TCE também recebe indicações do Executivo, de forma que Carvalho pode ser um dos indicados quando a vaga for aberta. Além dele, o deputado citou o nome do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, como um dos preferidos.

Leia também - Avanço da pandemia faz TCE prorrogar recesso e trava aposentadoria de Teis

No entanto, Russi ponderou que a Assembleia Legislativa tem, pelo menos, 8 deputados na disputa pela vaga, que ainda não foi aberta. O deputado destacou ainda que há uma preferência clara para que o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), assuma o posto.

“Se o Botelho tiver interesse, o mínimo de vontade de colocar o nome, ele vai ser conselheiro, porque vai ter o apoio, se não unânime, da maioria da Assembleia. Se não, vai ter uma disputa de vários nomes. Teriam oito ou nove candidatos que certamente pleiteariam essa vaga, e o parlamento não aceitaria ninguém de fora’, avaliou.

Ao mesmo tempo, Russi também afirmou que não faz parte da lista de parlamentares com interesse de assumir posto no TCE.

Vaga “não-vaga”

As especulações quanto à vaga no Tribunal de Contas do Estado circulam desde que o ex-deputado Guilherme Maluf foi indicado e aprovado pela Assembleia para assumir uma cadeira deixada pelo ex-conselheiro Humberto Bosaipo, em 2019. 

Mais recentemente, o conselheiro Waldir Teis entrou com pedido de aposentadoria, acirrando as articulações para indicação ao posto. A vaga também é de indicação da Assembleia Legislativa. No entanto, apesar do pedido, a possibilidade ainda é remota, considerando que o conselheiro está afastado judicialmente das funções, investigado por suspeita de corrupção.

Saiba mais

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet