Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
04:46:48
informe o texto

Notícias / Política

22/01/2021 às 16:39

Nova variante do coronavírus pode ser mais letal, diz premiê britânico

Dados foram avaliados por cientistas do grupo de assessores de novas ameaças virais e respiratórias

Nova variante do coronavírus pode ser mais letal, diz premiê britânico

Foto: Reuters/Dylan Martinez/Direitos Reservados

A variante britânica do coronavírus, mais contagiosa, pode estar relacionada a uma maior mortalidade, afirmou nesta sexta-feira (22) o primeiro-ministro Boris Johnson numa entrevista coletiva em Londres.

"Parece haver alguns indícios de que a nova variante, identificada pela primeira vez em Londres e no sudeste (da Inglaterra), pode estar associada a uma maior mortalidade", disse.

Dados foram avaliados por cientistas do grupo de assessores de novas ameaças virais e respiratórias, que passou as informações ao governo.

No caso de homens de cerca de 60 anos, a mortalidade no Reino Unido era anteriormente de 10 pacientes por 1.000 e, atualmente, estaria entre 13 e 14 por 1.000, explicou o principal conselheiro científico do governo britânico, Patrick Vallance.

No entanto, ele destacou que "há muita incerteza em torno desses números". "É preocupante que haja um aumento da mortalidade, assim como um aumento da transmissibilidade", afirmou.
A nova variante foi detectada pela primeira vez em setembro. Hoje ela predomina na Inglaterra e na Irlanda do Norte, além de ter se espalhado para ao menos 50 outros países.

Após se tornar em 8 de dezembro o primeiro país ocidental a lançar uma campanha de vacinação em massa contra a covid-19, o Reino Unido já vacinou 5,4 milhões de pessoas com as vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford.

Até agora, as autoridades de saúde disseram que a variante não parecia mais mortal e que reagia corretamente às vacinas existentes.

"Todos os indícios atuais continuam demonstrando que as duas vacinas que usamos atualmente são eficazes tanto contra a antiga variante, como contra essa nova variante", afirmou Johnson nesta sexta-feira.

O governo de Johnson, muito criticado desde o início da pandemia por suas políticas na gestão da crise de saúde, agora coloca todas as suas esperanças na vacinação para encerrar seu terceiro confinamento a partir de março.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet