Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
01:27:33
informe o texto

Notícias / Geral

25/01/2021 às 15:14

MT bate recorde nacional e tem 60,1% dos estudantes ausentes no Enem 2020

Presidente do Inep diz que taxa foi maior do que o esperado, mas prefere 'olhar o copo meio cheio"

Camilla Zeni

MT bate recorde nacional e tem 60,1% dos estudantes ausentes no Enem 2020

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A taxa de abstenção dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que já havia batido recorde no primeiro dia de aplicação da prova, cresceu ainda mais no último domingo (24), quando foi aplicada a segunda etapa da prova. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 60% dos alunos inscritos em Mato Grosso não compareceram para fazer o exame. Conforme o balanço, dos 98,9 mil inscritos de MT para a prova, 59,4 mil se abstiveram, sendo que a taxa de estudantes presentes foi de 39,9%.

Os dados apontam crescimento na taxa de faltosos, uma vez que na primeira aplicação da prova, no dia 17 de janeiro, 42.426 estudantes compareceram. Para aquele dia, os faltosos somaram 57,1% dos inscritos.

No entanto, a taxa de faltosos em MT ainda é menor que a de outros dois estados: Roraima (63,5%) e Mato Grosso do Sul (61%). Em Rondônia os ausentes somaram 63,1%, mas o estado ainda não faz a aplicação da prova em dois municípios, em razão de determinação judicial.

Conforme o Inep, esse índice de ausentes em Mato Grosso continua superior à média nacional. No segundo dia de prova, 55,3% dos inscritos não compareceram, o equivalente a 3.052.633 dos 5.523.029 estudantes totais. 

Essa taxa de abstenção de 2020, segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopez, bateu o recorde desde os registros do Enem a partir de 2009. Além disso, o dirigente apontou que o número de faltosos foi “maior do que o esperado''. 

“Foi mais do que a gente estava esperando, mas eu gosto de olhar o copo meio cheio. Então 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer o Enem neste ambiente de pandemia”, comentou, durante coletiva de imprensa no domingo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet