Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
07:46:17
informe o texto

Notícias / Política

27/01/2021 às 07:20

Plano de vacinação deve atingir apenas 20% da população de MT até fim de 2021

A informação é do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que destacou ainda que os 3 lotes enviados até agora atendem apenas 80% dos profissionais da saúde.

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Maria Clara Cabral

Plano de vacinação deve atingir apenas 20% da população de MT até fim de 2021

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Mesmo com os três lotes da vacina contra o coronavírus (covid-19) que chegaram a Mato Grosso, o Governo do Estado não deve conseguir imunizar 100% dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19. Além disso, diante da programa nacional de imunização, a expectativa é que neste ritmo o estado não consiga atingir nem um terço da população até o fim do ano. 

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo (DEM),
estima que apenas 800 mil mato-grossenses devem ser vacinados até o fim de 2021. “Pelo plano nós vamos imunizar até o final do ano 800 mil habitantes e nós temos 3,5 milhões”, completou. Número que representa 22% da população de Mato Grosso. 

Ainda com relação as doses que chegaram para este primeira fase de imunização, Gilberto diz que devem ser imunizados 80% do grupo prioritário determinado pelo Governo Federal para essa primeira fase da campanha de imunização.

“No total, com a vacina que chegou dos três lotes, nós vamos fazer uma cobertura de aproximadamente 80% dos profissionais. Ainda faltam 18 mil profissionais a serem imunizados e precisa vir vacina para isso”, disse.

O democrata acredita que com a próxima remessa que está prevista para ser encaminhada pela União até o início do próximo mês, 100% dos profissionais deverão ser imunizados. A expectativa é ainda que leve algumas semanas para iniciar a vacinação na população mais idosa. 

Diante disso, o Governo do Estado tenta garantir a aquisição de novas doses. “Estamos tentando todos os caminhos, via embaixada, caminhos internacionais, para ajudar o Governo de Mato Grosso a fazer a aquisição. O problema e que não há vacina disponível para comercializar, há um tramite burocrático grande para fazer isso, o próprio Ministério da Saúde também quer fazer novas aquisições. E enquanto o Ministério, obviamente, tem preferência na compra de vacinas, é difícil os governos estaduais realizarem aquisições”, explicou.

Apesar disso, o secretário afirma que o Estado já fez reserva financeira para aquisição da vacina. “O governo do Estado fez uma previsão financeira, quer fazer uma aquisição adicional para ir além do que está previsto no plano nacional de imunização”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet