Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
08:32:56
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2021 às 11:42

Mauro tenta adquirir 1,5 milhão de doses de vacina para MT e faz contato direto com a China

Mendes revelou ainda já ter recebido uma negativa oficial da Pfizer que alegou negociar apenas com o governo Federal.

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Maria Clara Cabral

Mauro tenta adquirir 1,5 milhão de doses de vacina para MT e faz contato direto com a China

Foto: Michel Alvim - Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) tenta adquirir ao menos 1,5 milhão de doses de vacinas contra covid-19, além das que deve receber diretamente do governo Federal, mas tem encontrado dificuldade nas negociações. Ele informou já ter recebido uma negativa oficial da Pfizer que alegou negociar apenas com a União, mas ainda não obteve retorno direto da embaixada da China.

O chefe do Executivo informou ainda que os governadores do Brasil Central têm se reunindo e tenta implementar ações que busquem forma de melhorar o programa nacional e antecipar a vacinação da população mato-grossense.

“Continuamos fazendo a investida necessária, porém, hoje o mundo inteiro está na corrida por vacina. Recebi uma negativa oficial da Pfizer dizendo que só negocia com governo Federal. E, por enquanto, não recebi nem sim e nem não com a embaixada da China com quem venho tentando viabilizar”, explicou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (26).

Mendes alegou ainda que a quantidade de vacina recebida para Mato Grosso é muito pequena, mas é a realidade de todos os estados. Para ser ter uma ideia, o governador informou que o estado recebeu cerca de 100 mil doses, o que imuniza cerca de 50 mil pessoas, já que são duas doses. Um número quase insignificante diante do universo de 3,5 milhões de pessoas que moram no estado.

O chefe do Executivo tenta amenizar alegando que cada cidadão vacinado reduz as chances de ter uma pessoa exposta ao agravamento da doença ou à necessidade de internação, porém, corresponde a um percentual pequeno da população. “Mas é isso que o sistema nacional está disponibilizando e todos os estados vivem isso. O mundo corre atrás da vacina”, afirmou.

E revelou que nessa segunda-feira (25) fez mais uma carta pedindo a possibilidade de compra de 1,5 milhão de doses, na expectativa de que um dos fornecedores que têm vacinas aprovadas em diversos países possa fornecer para o governo estadual, “mas ninguém conseguiu nada nesse sentido”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet