Cuiabá, terça-feira, 02/03/2021
06:59:31
informe o texto

Notícias / Geral

26/01/2021 às 18:21

Dois pacientes de Rondônia chegam e são internados na UTI da Santa Casa

Pacientes em estado grave da covid-19 receberam atendimento imediatamente à chegada na unidade hospitalar

Leiagora

Dois pacientes de Rondônia chegam e são internados na UTI da Santa Casa

Foto: Tchélo Figueiredo / Secom-MT

Mato Grosso recebeu nesta terça-feira (26) dois pacientes de Rondônia em estado grave da covid-19. Uma paciente tem 60 anos e outro, 70. Ambos apresentaram quadro clínico de emergência, com a necessidade de atendimento imediato, e foram transferidos de Porto Velho para Cuiabá. Ficarão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Santa Casa.

Transportados pela aeronave do Corpo de Bombeiros daquele Estado, os pacientes desembarcaram no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e foram conduzidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital.

Leia também - Mendes espera reduzir casos de covid para desativar Centro de Triagem e sediar Brasileirão

Diante da situação de colapso em Rondônia, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, avalia que é preciso levar em consideração a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser solidário aos familiares e pacientes que anseiam pela assistência hospitalar.

“Dentro do princípio de que é o SUS, não existe leitos exclusivos de Mato Grosso, de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Existem leitos do Sistema Único de Saúde e, neste momento, levando em consideração a nossa taxa de ocupação que está em 67% para UTIs adulto, temos que ser solidários com os estados que estão colapsados precisando de leitos”, pontuou. 

De acordo com o setor de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a previsão é de que outros dois pacientes de Rondônia sejam transferidos para Mato Grosso entre hoje e amanhã. Contudo, até o momento, não há previsão de horário para as novas transferências.

 
Com informações do Governo de MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet