Cuiabá, domingo, 28/02/2021
15:47:14
informe o texto

Notícias / Geral

27/01/2021 às 07:37

MT tem 130 leitos de UTI disponíveis para pacientes com covid-19

Atualmente, 273 pessoas diagnosticadas com a doença pandêmica estão internadas em UTI

Eduarda Fernandes

MT tem 130 leitos de UTI disponíveis para pacientes com covid-19

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

A última atualização do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), feita nessa terça-feira (26), informa que Mato Grosso possui 130 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes adultos com covid-19. Atualmente, 273 pessoas diagnosticadas com a doença pandêmica estão internadas em UTI. Outras 307 estão em enfermarias públicas e 7.696 estão em isolamento domiciliar.

Ainda nessa terça, o Estado começou a receber pacientes em estado grave, diagnosticados com o coronavírus, vindos de Rondônia. Lá, o colapso da rede pública de saúde não é mais iminente, é realidade. Até o final do dia, o Governo do Estado divulgou a chegada de duas pessoas, com 60 e 70 anos. Outros oito são esperados.

Leia também - MT deve abrir 70 novos leitos de UTI para covid-19 e teme mutação do vírus

Para tentar evitar o agravamento da situação, considerando a segunda onda da pandemia já vigente no país - em alguns Estados mais intensa que outros - o Governo de Mato Grosso anunciou ontem a abertura de 70 novos leitos de UTI para atender pacientes infectados pelo vírus. Devem ser abertos dentro de 10 dias.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, serão 10 em Rondonópolis, 10 em Primavera do Leste, 10 em Sinop e 40 no Hospital Estadual Santa Casa, localizado em Cuiabá.

Gilberto - que no dia 14 deste mês previu que em duas semanas não haveria mais leitos de UTI disponíveis no Estado - ontem garantiu que o índice está estabilizado, sem aumentos significativos. A taxa de ocupação das UTIs da rede SUS no Estado está em 67.92% e nos últimos dias oscilou, chegando a ultrapassar 70%.

Gilberto, contudo, não faz previsões garantidamente otimistas. É parcimonioso e não descarta o aumento no número de casos nos próximos dias, tendo em vista a mutação do vírus já registrada em outros Estados brasileiros.

Considerando um cenário hipotético, o Estado deve ter 200 leitos quando os novos forem abertos, caso a taxa de ocupação atual permaneça estável.

Confira aqui o último boletim epidemilógoco divulgado pela SES e a distribuição de leitos por hospital na página 2.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet