Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
22:33:45
informe o texto

Notícias / Judiciário

28/01/2021 às 11:30

MP investiga transferência de médicos do antigo PS de Cuiabá

Ambos os hospitais são vinculados à secretaria municipal de Saúde da Capital

Eduarda Fernandes

MP investiga transferência de médicos do antigo PS de Cuiabá

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Cuiabá é alvo de uma investigação por conta da “suposta transferência indevida de profissionais médicos especialistas do antigo Pronto-Socorro para o novo Pronto-Socorro”, no caso o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Para averiguar a situação, o promotor de Justiça Alexandre de Guedes instaurou um inquérito civil no dia 22 deste mês.

O representante ministerial pretende apurar os motivos da tal transferência e cobrar que sejam adotadas as providências cabíveis. Acontece que o antigo ponto-socorro se tornou referência municipal no tratamento de pacientes com a covid-19, motivo pelo qual a unidade necessita desses profissionais para a realização adequada de seus serviços. Ambos os hospitais são vinculados à secretaria municipal de Saúde da Capital.

Leia também - Caso Ledur: julgamento de bombeiro por morte de Rodrigo Claro é remarcado

“A instauração do presente se embasa em reclamação encaminhada a esta Promotoria de Justiça, pelo Conselho Regional de Medicina”, explica o promotor de Justiça.

Alexandre Guedes esclarece que as irregularidades relatadas representam potenciais prejuízos à coletividade, pois podem configurar lesão ao direito fundamental à saúde, na forma do art. 196 da Constituição Federal. Tal artigo diz que a “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Além disso, o promotor observa que a situação pode representar “ofensa ao dever que possui a administração direta e indireta de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, na forma do art. 37 caput da Carta Magna, ensejando portanto, a apuração dos fatos e a propositura de medidas eventualmente necessárias à solução de qualquer problema constatado”.

Outro lado
Procurada pelo Leiagora, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que não foi notificada da abertura do inquérito e não soube informar sobre a transferência de médicos. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet