Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:34:03
informe o texto

Notícias / Geral

27/01/2021 às 14:39

Semob irá fiscalizar vans de transporte escolar e quer evitar clandestinidade

Além disso, a secretaria vai atuar para verificar se as medidas de biossegurança para conter a propagação da covid-19

Leiagora

Semob irá fiscalizar vans de transporte escolar e quer evitar clandestinidade

Foto: Secom-MT

Após o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciar a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido e com um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades, as vans que realizam transporte de alunos também irão se adequar às medidas de biossegurança para conter a propagação da covid-19. 

Conforme o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budib, já existe uma conversa avançada com os  Permissionários do Transporte Escolar (Aspetre) sobre as  normativas que serão publicadas em portaria. 

"Já falamos com a Aspetre sobre as medidas de biossegurança, como a obrigatoriedade de  uso de máscaras, álcool em gel e janelas abertas. Já com relação a  capacidades de  passageiros, ele  justifica que a capacidade no normal, já é reduzida", comentou Nicolau.

A Semob, conforme o diretor de Transporte, irá intensificar a fiscalização  para combater o transporte clandestino de alunos. A Pasta possui agentes capacitados que irão reforçar a fiscalização com o retorno às aulas,  tanto em vans como em veículos de passeios. 

"Vamos bater duro na fiscalização do transporte clandestino. Peço que as escolas denunciem esses carros ou vans que atuam de forma irregular para a própria segurança dos alunos. Já ocorreu em outros estados casos graves e fatais envolvendo crianças, como esquecimentos ou abuso sexuais.

O diretor lembrou ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o transporte de crianças em carros particulares ou com motoristas de aplicativos. Por isso, é  muito importante a colaboração de todos, principalmente dos pais, que devem ficar atentos com a segurança de seus filhos.

Para denunciar veículos irregulares, a população pode entrar em contato pelo número 0800 645 1517 (Ouvidoria Setorial da Secretaria de Mobilidade Urbana. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet