Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:46:00
informe o texto

Notícias / Judiciário

27/01/2021 às 15:05

DPU recomenda sistema unificado para controle da fila de vacinação

A medida foi adotada após graves denúncias de fraude nos estados e nos municípios nas filas de imunização

O Dia

DPU recomenda sistema unificado para controle da fila de vacinação

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU), por meio do defensor público-geral federal (DPGF), Daniel Macedo, enviou Recomendação ao Ministério da Saúde, nesta terça-feira (26), para que seja implementado, com urgência, o Sistema Unificado de Controle da Fila de Vacinação, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19.

A medida foi adotada após graves denúncias de fraude nos estados e nos municípios nas filas de vacinação mediante o desrespeito da ordem de vacinação de grupos prioritários que integram populações vulneráveis defendidas pela DPU. Assinaram o documento, além do defensor-geral, o defensor nacional de direitos humanos da DPU, Atanasio Lucero, e o secretário-geral de articulação institucional, Gabriel Saad Travassos.

Em alguns locais foi necessário recorrer à Justiça para garantir a transparência na vacinação e evitar fraudes. Em Manaus, a DPU - em conjunto com outras instituições de justiça– ingressou com ação civil pública e conseguiu que fossem publicados diariamente o registro dos cidadãos vacinados.

A recomendação ressalta a competência da direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para o controle e a fiscalização de procedimentos, produtos e substância de interesse para a saúde. Conforme Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA n. 197/2017, é obrigação dos serviços de vacinação registrar as informações referentes às vacinas aplicadas no cartão de vacinação e no sistema de informação definido pelo Ministério da Saúde, bem como manter prontuário individual, com registro de todas as vacinas aplicadas, acessível aos usuários e às autoridades sanitárias.

De acordo com o próprio plano nacional apresentado pelo ministério em dezembro de 2020, os registros da aplicação das doses - feitos de forma individualizada, para garantir o reconhecimento de todas as pessoas vacinadas pelo CPF ou Cartão Nacional de Saúde - deveriam ser publicados no OpendataSUS no formato de dados abertos.

A fim de evitar novas ações em outros estados e municípios e garantir que a vacinação siga as orientações e prioridades definidas no plano nacional do Ministério da Saúde, a DPU pede a urgente implementação do sistema unificado.

“Pessoas e grupos que desrespeitam a ordem prioritária de vacinação, não raras vezes com a complacência de agentes públicos, causam danos diretos e indiretos à saúde individual e coletiva das populações vulneráveis na medida em que aumentam a morosidade do processo de vacinação e expandem o tempo de espera sem imunização, aumentando o risco de contaminação, agravamento e óbito nesse interregno”, diz a recomendação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet