Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
18:44:01
informe o texto

Notícias / Geral

28/01/2021 às 07:33

Em menos de um mês, 350 idosos morreram de covid-19 em MT

Levantamento do Leiagora junto aos dados do governo aponta que idosos são 71% das mortes registradas neste mês

Camilla Zeni

Em menos de um mês, 350 idosos morreram de covid-19 em MT

Foto: Mayke Toscano/Secom

Em Mato Grosso, os idosos do sexo masculino foram as vítimas predominantes da covid-19 neste mês de janeiro. Conforme levantamento de dados feito pelo Leiagora, eles representaram 57% dos casos fatais do novo coronavírus registrados do dia 1º ao dia 27, envolvendo idosos. 

De acordo com o painel da covid-19 disponibilizado pelo Governo de Mato Grosso, nos primeiros 27 dias de 2021 ocorreram 492 mortes em decorrência da infecção. O número representa um aumento de 54% frente aos 318 casos registrados no mês anterior, quando a segunda onda da covid-19 começava a se desenhar no estado. 

Nesse recorte feito pela reportagem, a população de idosos mais atingida fatalmente pelo vírus altamente contagioso foi a dos que têm idades entre 71 e 80 anos. Nessa faixa, 126 pessoas morreram nesses 27 dias, tendo sido as vítimas 50 mulheres e 76 homens. 

A segunda faixa etária com maior número de casos fatais foi a dos que possuem entre 61 e 70 anos. Nesse grupo, 63 homens e 42 mulheres morreram nesse período. Dos idosos com 60 anos, foram registradas quatro mortes, sendo todas vítimas mulheres. 

Levantamento ainda apontou que as mortes de idosos de 81 a 90 anos somaram 99, enquanto também foram registradas vítimas com mais de 91 anos. Esse último grupo perdeu 16 vidas: 4 mulheres e 12 homens. 

De acordo com os dados disponibilizados, a pessoa mais velha a perder a vida para a covid-19 em janeiro foi uma mulher de 105 anos, moradora de Sinop (500 km de Cuiabá), que teve o óbito registrado no dia 22 de janeiro. Já a vítima mais nova foi uma bebê de menos de um ano, em 7 de janeiro, moradora de Cuiabá.

Cabe destacar que, contudo, os dados foram coletados a quatro dias para o fim do mês, ou seja, para uma comparação mensal, o número de casos fatais ainda pode aumentar.

Grupo de risco

Os dados estaduais representam a tendência de infecção dos casos do novo coronavírus. Apesar de não serem o grupo que mais se infecta com a doença, os idosos são aqueles que mais sofrem, sendo, ainda, a faixa com maior incidência de óbitos em razão de complicações.

Ao Leiagora, a médica geriatra Waltyane Pinheiro Poussan explicou que os idosos são os mais vulneráveis porque, com o tempo, tiveram o enfraquecimento do sistema imunológico, ou seja, seus corpos já não reagem contra uma infecção da forma como deveria.

“Com o envelhecimento do sistema imunológico, que é uma coisa patológica e vai acontecer naturalmente, o idoso tem mais doenças crônicas e cardiovasculares. Eles são grupo de risco para todas as doenças”, lembrou a médica.

Saiba mais
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet