Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
20:08:45
informe o texto

Notícias / Polícia

28/01/2021 às 11:59

Sema apreende 150 kg de pescado ilegal em Várzea Grande

O suspeito abordado pela equipe de fiscais foi conduzido para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema)

Leiagora

Sema apreende 150 kg de pescado ilegal em Várzea Grande

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu 150 quilos de pescado, retirado de forma ilegal dos rios durante o período de piracema, na manhã desta quinta-feira (28.01). O suspeito abordado pela equipe de fiscais foi conduzido para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).

O pescado estava sendo transportado no porta-malas de um veículo HB20S, na região do Valo Verde, em Várzea Grande. O suspeito detido em flagrante vai ser autuado por transporte de peixe ilegal durante o período de piracema, teve o veículo apreendido, e sofrerá multa administrativa.

Os peixes das espécies jauru, pintado e cachara apresentam marcas de rede de pesca, um tipo de predatória proibida que possibilita a retirada de uma grande quantidade de peixes de uma só vez. O pescado apreendido será periciado pela Dema, e se estiver em condições sanitárias adequadas, será destinado para instituição filantrópicas cadastradas. 

O foco do órgão ambiental tem sido intensificar a fiscalização no rio para evitar que o pescado seja capturado. Só durante o período proibitivo foram apreendidas mais de 200 redes de pesca, o que evita que toneladas de pescado saiam dos rios, explica o Coordenador da Fiscalização de Fauna da Sema, Jean Carlo Holz.

O período de defeso da piracema proíbe a pesca amadora e profissional até o dia 31 de janeiro de 2021. Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a subsistência.

 
Assessoria Sema
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet