Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:26:11
informe o texto

Notícias / Política

29/01/2021 às 07:15

Professores devem estar na escola para plantão de dúvidas, explica Alan Porto

Portaria que determina retorno presencial dos professores chamou a atenção de deputado, que pediu a suspensão da medida

Camilla Zeni

Professores devem estar na escola para plantão de dúvidas, explica Alan Porto

Secretário de Educação, Alan Porto

Foto: Michel Alvim/Seduc

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), Alan Porto, confirmou que os professores da rede pública estadual devem retornar de forma presencial às escolas já no início de fevereiro. Segundo ele, a medida é necessária para que os alunos possam tirar dúvidas enquanto as aulas ainda acontecem de forma remota.

Na quinta-feira (28), o deputado estadual Lúdio Cabral informou que pediu à Alan Porto, via ofício, que revogue trecho da Portaria nº 19/2021, “que obriga os profissionais da rede estadual de ensino a voltaram às atividades presenciais”. 

O deputado pontuou que as escolas não têm estrutura adequada para manter o distanciamento e que os professores já prepararam suas casas para as aulas remotas, de forma que não seria necessária a presença dos trabalhadores nas unidades escolares.

Leia também - Em MT, aulas na rede estadual começam dia 8 de forma não presencial

O secretário contra-argumenta, porém. Ao Leiagora, Alan Porto pondera que 70% dos alunos ouvidos pela Seduc pediam a retomada das aulas presenciais por, entre outras razões, não conseguirem assimilar o conteúdo virtual ou das apostilas e ficarem sem a explicação dos professores. 

“Vamos ter um plantão de dúvidas, e lá os alunos terão condições de tirar suas dúvidas de forma online ou pelo agendamento do plantão com o professor, respeitando todos os protocolos de segurança”, explica.

O secretário lembra ainda que 45% dos alunos mato-grossenses não têm acesso à internet, e defende o encontro presencial para sanar as dúvidas. Ele ainda cita que a presença física nos espaços é importante, uma vez que diversos alunos e profissionais apresentaram quadros de ansiedade em razão do confinamento de 2021.

Contudo, Porto informa que uma portaria regulamentando a presença dos professores deve ser publicada entre esta sexta-feira (29) e a próxima semana. A tendência é que os profissionais que se enquadram no grupo de risco da covid-19 permaneçam de forma remota.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • André Guedes 02/02/2021 às 00:00

    O secretário esqueceu que convém também vacinar os professores de plantão para tirar dúvidas...vai um lembrete.

 
Sitevip Internet