Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
16:06:34
informe o texto

Notícias / Judiciário

04/02/2021 às 12:00

Recurso de Josino contra novo júri por morte de juiz entra em pauta no STF

Empresário lobista foi acusado pela morte do juiz mato-grossense Leopoldino, mas absolvido

Camilla Zeni

Recurso de Josino contra novo júri por morte de juiz entra em pauta no STF

Josino Guimarães

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 12 de fevereiro o início da análise de um novo recurso movido pelo empresário Josino Pereira Guimarães contra um novo júri pela morte do juiz mato-grossense Leopoldino Marques do Amaral.

Em março de 2020, a Primeira Turma do STF determinou a realização de um novo Tribunal do Júri, considerando que o primeiro julgamento a qual Josino foi submetido teria sido lastreado de contradição. Essa decisão já tinha sido tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Desde então, a defesa de Josino recorre no STF, alegando que o Júri pode "absolver o réu por clemência ou até mesmo por um sentimento de justiça, sem isso significar contradição ou decisão contrária à prova dos autos”.

Para a defesa do empresário, as decisões judiciais violam o Código de Processo Penal uma vez que a decisão de submeter o suspeito a um novo julgamento teria sido pautada apenas em razão da suposta contradição entre as respostas dos jurados, o que levou à absolvição de Josino. 

O caso

Leopoldino Marques do Amaral era juiz na cidade de Cáceres (225 km de Cuiabá) e havia denunciado desembargadores e juízes por esquemas de corrupção, como venda de sentenças, nepotismo e ligação com traficantes. Ele foi morto pouco depois de depor em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Judiciário, que apurou esquemas em todo o país, no ano de 1999. 

Antes de ter o cadáver encontrado com dois tiros na cabeça e parcialmente carbonizado, em uma estrada que ligava as cidades de Concepción e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, o magistrado passou dias desaparecido. Depois de enterrado, o corpo ainda foi exumado duas vezes, em razão de tumulto nas investigações. O delegado que conduzia o caso, Márcio Pieroni, chegou a ser condenado à prisão e exonerado. 

Josino foi denunciado por fraude processual, formação de quadrilha armada, denunciação caluniosa, falsidade ideológica, e interceptação telefônica ilegal. Ele é acusado de ser o mandante do assassinado do magistrado. Ele era apontado como um dos lobistas envolvidos no esquema de venda de sentenças, denunciado por Leopoldino. Contudo, toda a investigação em volta do crime foi tumultuada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet