Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
02:11:12
informe o texto

Notícias / Política

06/02/2021 às 11:01

Ação no STF contra presidência de Botelho movimenta deputados e Max é o favorito

Janaina teria procurado Mauro Mendes em troca de apoio, mas Max Russi teria sido o escolhido

Camilla Zeni

Ação no STF contra presidência de Botelho movimenta deputados e Max é o favorito

Foto: JL Siqueira / ALMT

A possibilidade de que haja mudança na recém-empossada mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tem movimentado os parlamentares em prol de um “plano b”, com o apoio do governador Mauro Mendes (DEM), para alcançarem à Presidência da casa.

De um lado, a deputada e vice-presidente Janaina Riva (MDB), que publicamente afirmou que não discutiria a saída do atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), considerando que ele foi eleito com uma maioria massiva de votos e havia acabado de ser empossado.

Ocorre, porém, que, com a propositura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a posse da nova diretoria, em razão de suposta afronta à Constituição Federal, o jogo mudou. A parlamentar já teria, inclusive, procurado o governador em busca de apoio para sua eleição.

Leia também - 
Ação no STF questiona recondução de mesa diretora na ALMT

Ainda nesta semana, Janaina foi questionada sobre os rumores de que o governador não a vê como uma boa opção para a Presidência, e a parlamentar admitiu também ter "ouvido" essa conversa, mas "prefere acreditar no que Mauro lhe diz cara-a-cara". Inclusive, a deputada ouviu que o governador até teve essa preocupação no início de seu mandato, mas hoje não mais.

Apesar das investidas de Janaina, Mauro já teria escolhido outra pessoa para apoiar na disputa. O ‘plano b’ do governo seria o primeiro secretário, Max Russi (PSB), que já protagonizou “queda de braço” com Janaina pela Primeira Secretaria da Assembleia. 

Informações que circulam nos bastidores do Legislativo dão conta de que Max já foi chamado por Mauro para discutirem sobre a situação nesta semana. Por enquanto, o assunto ainda é comentado apenas nos bastidores, isto porque os parlamentares preferem aguardar uma decisão para se manifestar oficialmente sobre o assunto.

Ainda que já haja movimentações, porém, uma decisão ainda não foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa o caso. 

Saída de Botelho

A possibilidade de que Botelho viesse a perder a Presidência da Assembleia passou a ser ventilada no fim de janeiro, quando o STF decidiu no sentido de que o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima não poderia ser reconduzido ao cargo em mandatos sucessivos. 

Com base na decisão, a Confederação Nacional das Carreiras Típicas do Estado (Conecate) pediu que o STF determine a imediata desconstituição de Botelho ou "a realização imediata de nova eleição, vedada a participação do atual presidente".

"Temos que a Constituição Federal foi clara ao vedar a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, tendo como objetivo evitar a reeleição e a perpetuação de um indivíduo no poder, em homenagem aos princípios republicanos", destaca a entidade.

Na ADI, a ALMT já se posicionou, pedindo que o STF negue o pedido da entidade, uma vez que a Conecate não teria legitimidade para debater o assunto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet