Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:24:01
informe o texto

Notícias / Judiciário

08/02/2021 às 11:34

Emanuel tem até amanhã para dar lista de vacinados contra a covid-19 para o MPE

Promotor deu prazo de 15 dias para Cuiabá informar quem se vacinou e onde trabalha, para apurar denúncias de fura-fila

Camilla Zeni

Emanuel tem até amanhã para dar lista de vacinados contra a covid-19 para o MPE

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá tem até esta terça-feira (9) para enviar ao Ministério Público do Estado (MPE) a lista de pessoas que já receberam a primeira dose da vacinação contra a covid-19. O prazo consta em uma portaria de abertura de inquérito, assinada pelo promotor de Justiça Alexandre Guedes, no dia 21 de janeiro.

Ao determinar o acompanhamento da vacinação em Cuiabá, o promotor de Justiça considerou o baixo número de doses enviadas à Capital e a necessidade de seguir o plano de priorização criado pelo governo federal.

O MPE também determinou que fossem promovidas ações para dar transparência à execução da vacinação, inclusive com a divulgação semanal das metas vacinais atingidas, por meio, por exemplo, de um vacinômetro, o que chegou a ser implantado.

Contudo, para acompanhar as denúncias de fura-fila que foram surgindo, ou seja, de pessoas que não estariam contempladas nas fases prioritárias, o promotor determinou que a Prefeitura informe o quantitativo de vacinas recebidas, os indivíduos que receberam as doses e o motivo pelos quais essas pessoas foram priorizadas. 

Conforme o MPE, até a manhã desta segunda-feira (8) a Prefeitura não respondeu à solicitação do promotor. O MPE havia concedido 15 dias para a Prefeitura providenciar as recomendações e enviar as respostas solicitadas. Segundo o documento, caso não seja enviada resposta ao MPE, será interpretada "recusa de atendimento", podendo resultar em ação judicial contra o prefeito e responsável pela Saúde. 

Prefeitura: “não posso”

Na semana passada o TCE deu prazo de 72 horas para que a Prefeitura divulgasse a lista de vacinados contra a covid-19. O órgão apontou que a divulgação é necessária para a transparência das informações. O TCE pediu o local onde o vacinado trabalha, o cargo e a função exercida, ou seja, nenhum dado que viola a privacidade dos cidadãos.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informa, desde janeiro, que não pode enviar uma lista de pessoas vacinadas aos órgãos competentes e às solicitações da imprensa. Isso porque, segundo o município, o compartilhamento da informação fere a Lei Geral de Proteção de Dados e recomendações do Ministério da Saúde. 

Vacina em Cuiabá

Na Capital, a imunização da população começou com fase exclusiva para profissionais da saúde, que atuam na linha de frente contra a pandemia, no dia 20 de janeiro, além de idosos institucionalizados. No dia 1º de fevereiro, nova fase de vacinação começou, incluindo profissionais da saúde geral.

Conforme o portal disponibilizado para acompanhamento da vacinação, desde o início da campanha já foram vacinadas 18.340 pessoas, até a noite de domingo (7). Já segundo a Prefeitura de Cuiabá, até o momento foram recebidas cerca de 18.693 
mil doses. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet