Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:02:58
informe o texto

Notícias / Política

09/02/2021 às 07:17

‘Sem política de acesso, prejuízo nunca será recuperado’, diz presidente do Sintep

“Se for tratado como atualmente o secretário tem tratado a educação, não se recuperará nunca", diz Valdeir Pereira

Eduarda Fernandes

‘Sem política de acesso, prejuízo nunca será recuperado’, diz presidente do Sintep

Foto: Sintep

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Valdeir Pereira, os prejuízos que a pandemia causou na educação no decorrer de 2020 não serão recuperados se o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário estadual de Educação, Alan Porto, não criarem uma política que garanta o efetivo acesso de todos os estudantes às aulas.

“Se for tratado como atualmente o secretário tem tratado a educação, não se recuperará nunca. Porque, infelizmente, não há uma política da secretaria de Estado de Educação para que os nossos estudantes retomem ao processo educacional e tenha respeitado o direito do ensino e aprendizagem, que é direito constitucional”, critica o sindicalista em entrevista ao Leiagora.

Leia também - Sintep fará greve caso aulas sejam retomadas no formato presencial ou híbrido

Há algumas semanas, o secretário estadual de Educação, Alan Porto, comentou ao Leiagora que alguns especialistas já estimam que vai levar de dois a quatro anos para recuperar os impactos que 2020 causaram na educação. Neste sentido, citou uma série de investimentos do governo estadual na parte de infraestrutura e tecnológica, com intuito de proporcionar a recuperação da aprendizagem dos alunos. Confira a entrevista completa do secretário aqui.

O presidente do Sintep, contudo, reforça que a reclamação do sindicato tem sido justamente porque em todo o período de retorno das aulas no formato remoto (online), não foi criada uma política para garantir o pleno acesso dos estudantes ao ensino.

“Já vinha sendo sofrível com a redução do quadro de pessoal, a ausência de laboratórios de informática e tantas outras coisas antes mesmo da pandemia, com a redução gradativa da oferta da educação com o direito do estudante. Então não se recuperará nunca se for sempre esse o olhar do governador de Mato Grosso e do secretário Alan Porto”, avalia o sindicalista.

Mesmo com a evasão de 20% dos alunos, o que na avaliação de Alan Porto ocorreu pelo formato online das aulas, ele aposta que o aprendizado será recuperado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet