Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:52:26
informe o texto

Notícias / Política

09/02/2021 às 11:06

CCJR derruba vetos de Mauro à RGA do Judiciário e mudança de contribuição dos aposentados

Projetos, que são considerados pauta-bomba por gerar desgaste entre deputados e o governo, ainda serão analisados pelo plenário

Camilla Zeni

CCJR derruba vetos de Mauro à RGA do Judiciário e mudança de contribuição dos aposentados

Foto: Angelo Varela/ALMT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou os vetos do governador Mauro Mendes (DEM) ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores do Poder Judiciário e ao Projeto de Lei Complementar n. 36/2020, que modifica as normas da aposentadoria de servidores inativos. 

A análise das matérias foi feita na manhã de segunda-feira (8), em uma reunião extraordinária. Nos dois projetos de lei, considerados pauta-bomba pela Assembleia Legislativa, apenas o líder do governo, deputado Dilmar Dal'Bosco  (DEM), votou por manter o veto de Mauro. As matérias, agora, vão passar por análise do plenário.

Cabe destacar que quando o projeto estava em análise na CCJR, o relator, deputado Silvio Favero (PSL), já tinha votado favorável, pontuando que o Poder Judiciário não está submetido ao Regime de Recuperação Fiscal e que demonstrou capacidade financeira para suportar o aumento dos gastos com pessoal.

Ao vetar o pagamento, Mauro  justificou que a Lei Federal n. 173/2020 proíbe o estado de conceder qualquer tipo de reajuste aos servidores públicos. Segundo o governador, a legislação se aplica a todos os poderes. O entendimento, porém, não foi suficiente para convencer os deputados da CCJR, que votaram conforme a relatoria de Lúdio Cabral (PT).

Já em relação ao PLC 36/20, Mauro havia se apoiado em pareceres do Ministério Público do Estado e da Procuradoria Geral do Estado, que opinaram pelo veto à proposta, por vício de iniciativa. Na reunião da CCJR, Lúdio ponderou que “é muito importante que a Assembleia Legislativa faça justiça aos aposentados e pensionistas do estado”, pedindo que os colegas parlamentares vem contra a decisão de Mauro Menes.

O projeto em questão revoga o desconto previdenciário de 14% dos servidores aposentados e pensionistas de Mato Grosso que recebem até o valor do teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Esse desconto apenas passou a ser aplicado em meados de 2020, após os deputados aprovarem a reforma da previdência estadual.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet