Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:39:33
informe o texto

Notícias / Geral

14/02/2021 às 13:42

VEJA VÍDEO - Várzea Grande imuniza mais de 1.400 pessoas em Dia D contra a Covid-19

Foram vacinados 743 idosos na modalidade drive-thru e outros 737 trabalhadores da saúde

Leiagora

VEJA VÍDEO - Várzea Grande imuniza mais de 1.400 pessoas em Dia D contra a Covid-19

Foto: Leiagora

O 2º Dia D de vacinação contra a COVID 19 em Várzea Grande e a 1ª dose para idosos acima de 81 anos imunizou 1.480 pessoas na Clínica Médica da Universidade de Várzea Grande – UNIVAG, neste sábado (13).

Foram vacinados 743 idosos na modalidade drive-thru e outros 737 trabalhadores da saúde. 

“Estamos acelerando os trabalhos para que o máximo de pessoas sejam imunizados, pois o mais importante agora é preservar a vida de todos e devolver o modo de vida, mas perto da normalidade possível”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Os atendimentos seguiram as regras de segurança contra a Covid-19, mantendo o distânciamento social, uso de máscara e álcool em gel, além de outros cuidados exigidos, para se evitar aglomerações. 

“Estamos adotando todas as medidas para que as vacinas cheguem a um maior número de pessoas possíveis, respeitando as regras do Plano de Imunização do Ministério da Saúde e buscando outras alterativas para o enfrentamento a doença com o reforço na fiscalização para se proibir as aglomerações e evitar novas medidas mais endurecidas”, disse o secretário de Assuntos Estratégicos, Gonçalo Barros, que responde interinamente para Secretaria de Saúde de Várzea Grande.

Entre os vacinados estavam Maria Dorinda Marques e
Benedito Marques de Assunção, de 94 anos. Ele ocupou o cargo de vice-prefeito de Várzea Grande, na gestão de Sarita Baracat, nos anos de 1967 à 1970. Benedito também exerceu por 8 anos mandato de vereador na cidade.

Dona Maria foi acompanhada da filha e do neto, que fizeram questão de registrar o momento, gravando a avó recebendo a vacina. 

“É sempre bom para a população várzea-grandense momentos iguais a este, mesmo em meio a uma pandemia, receber ilustre personalidade como o senhor Benedito Marques. Vamos vacinando os grupos conforme preconiza o Ministério da Saúde, e doses disponibilizadas, sempre dentro das regras e com rigor e na fiscalização para ninguém furar fila”, disse o vice-prefeito José Hazama.



Outra moradora foi a dona Erotides Maria da Silva de 88 anos, foi acompanhada dos netos, para tomar sua primeira dose da vacina. “O ‘drive thru’ é o melhor sistema. Sem stress, com segurança e sem sair do carro, ela vacinou e ficou muito grata por tomar a vacina", elogiou a neta Tereza Cristina Silva.

Inscrições inválidas
Dentre as inscrições realizadas via site oficial de Várzea Grande, no endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO VACINA COVID 19, foram detectadas mais de 35 inscrições de moradores de outras cidades que não de Várzea Grande.

“Queríamos poder vacinar a todos indistintamente, mas existem regras a serem cumpridas, porque não se tem toda as vacinadas necessárias e temos que respeitar essas regras, mas na medida do possível, todos serão vacinados”, disse Gonçalo Barros. 

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, os idosos que ainda não se cadastraram podem acessar o site da prefeitura de Várzea Grande, que as doses reservadas estão garantidas, sendo 650 doses para os idosos acima de 90 anos e 1.150 para os idosos com idade entre 81 anos à 90. 

“Também vacinamos a segunda dose dos profissionais da Saúde, com 900 doses da vacina garantidas para este público alvo. Conforme o Ministério da Saúde for distribuindo as doses para o Estado, vamos planejando para avançar a aplicação nos próximos grupos prioritários, os definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou a superintendente.

A próxima etapa que será colocada em prática, segundo determinação do prefeito Kalil Baracat, será os idosos acamados ou que vivem sozinhos. 
“Vamos as residências cadastradas, aqueles que residem sozinhos para vaciná-los e para promover o atendimento dos mesmos”, disse o secretário Gonçalo Barros.
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet