Cuiabá, quarta-feira, 03/03/2021
22:30:28
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/02/2021 às 09:00

Falta de soja nas indústrias de MT faz produção ter queda de 11% em janeiro

Ainda de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve casos de empresas que ficaram dias sem operar justamente por não ter matéria-prima para tocar os trabalhos.

Alline Marques

Falta de soja nas indústrias de MT faz produção ter queda de 11% em janeiro

Foto: Secom-MT

O problema da falta de soja para o mercado interno segue em 2021 e o ano iniciou com níveis baixos nos estoques de soja da safra 19/20. Além disso, a colheita da oleaginosa está atrasada em Mato Grosso devido à seca que atingiu o período de semeadura, afetando diretamente o ritmo do esmagamento em janeiro.

Prova disso, é que o volume processado pelas indústrias no primeiro mês deste ano foi de 629,1 mil t, uma queda de 11,07% quando comparado a dezembro de 2020. Ainda de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve casos de empresas que ficaram dias sem operar justamente por não ter matéria-prima para tocar os trabalhos.

Apesar do cenário não ser dos melhores, há uma expectativa de que com o avanço da colheita nas próximas semanas o mercado mato-grossense possa voltar a ser abastecido.

Inclusive, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), que limita em 70% a exportação do grão, para evitar o mesmo fenômeno do ano passado, quando faltou soja para as indústrias, devido ao aumento do envio da oleaginosa para outros países. A proposta está parada desde outubro no Núcleo Econômico do Legislativo.

Vale ressaltar, que a China, por exemplo, paga um bônus aos produtores para que eles vendam o produto ao país asiático. Isto acaba fazendo com que os próprios agricultores optem por enviar a soja para fora ao invés de manter nas indústrias locais. Porém, a proposta de limitar a exportação também é polêmica por ser uma interferência no mercado.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet