Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:35:06
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/02/2021 às 09:00

Falta de soja nas indústrias de MT faz produção ter queda de 11% em janeiro

Ainda de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve casos de empresas que ficaram dias sem operar justamente por não ter matéria-prima para tocar os trabalhos.

Alline Marques

Falta de soja nas indústrias de MT faz produção ter queda de 11% em janeiro

Foto: Secom-MT

O problema da falta de soja para o mercado interno segue em 2021 e o ano iniciou com níveis baixos nos estoques de soja da safra 19/20. Além disso, a colheita da oleaginosa está atrasada em Mato Grosso devido à seca que atingiu o período de semeadura, afetando diretamente o ritmo do esmagamento em janeiro.

Prova disso, é que o volume processado pelas indústrias no primeiro mês deste ano foi de 629,1 mil t, uma queda de 11,07% quando comparado a dezembro de 2020. Ainda de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve casos de empresas que ficaram dias sem operar justamente por não ter matéria-prima para tocar os trabalhos.

Apesar do cenário não ser dos melhores, há uma expectativa de que com o avanço da colheita nas próximas semanas o mercado mato-grossense possa voltar a ser abastecido.

Inclusive, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), que limita em 70% a exportação do grão, para evitar o mesmo fenômeno do ano passado, quando faltou soja para as indústrias, devido ao aumento do envio da oleaginosa para outros países. A proposta está parada desde outubro no Núcleo Econômico do Legislativo.

Vale ressaltar, que a China, por exemplo, paga um bônus aos produtores para que eles vendam o produto ao país asiático. Isto acaba fazendo com que os próprios agricultores optem por enviar a soja para fora ao invés de manter nas indústrias locais. Porém, a proposta de limitar a exportação também é polêmica por ser uma interferência no mercado.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet