Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
17:17:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/02/2021 às 14:27

Inadimplência em MT cresce em janeiro e número de devedores passa de 1 milhão

O número de dívidas em atraso de moradores de Mato Grosso também cresceu 0,63% na passagem de dezembro/20 para janeiro /21

Leiagora

Inadimplência em MT cresce em janeiro e número de devedores passa de 1 milhão

Foto: Reprodução

Após meses de quedas consecutivas, a inadimplência do consumidor cresceu em janeiro, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na passagem de dezembro/2020 para janeiro, o número de devedores de Mato Grosso cresceu 0,41%. A estimativa é que o Estado tenha fechado o mês de janeiro com aproximadamente 1,085 milhões de consumidores inscritos em cadastros de devedores.

O levantamento mostra ainda que a abertura por faixa etária do devedor com participação mais expressiva em Mato Grosso foi o da faixa de 30 a 39 anos (26,32%), seguida da faixa de 40 a 49 anos (21,53%) e de 50 a 64 anos (19,36%).

Leia também - Lideranças políticas e produtivas criticam a proposta do Zoneamento Socioeconômico

O número de dívidas em atraso de moradores de Mato Grosso também cresceu 0,63% na passagem de dezembro/20 para janeiro /21. Na região Centro‐Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 1,08%. Comparando janeiro de 2021 com janeiro de 2020, este número caiu ‐5,06%. O dado ficou acima da média da região Centro‐Oeste (‐5,24%) e acima da média nacional (‐8,11%). O Estado acumula mais 2,070 milhões em dívidas.

Segundo a pesquisa, o setor com participação mais expressiva do número de dívidas em janeiro no estado do Mato Grosso foi Bancos, com 31,50% do total de dívidas, seguido do comércio com 31,47% e de Água e Luz com 15,73%. Em janeiro de 2021, cada consumidor inadimplente no Mato Grosso tinha em média 1,908 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro‐Oeste (1,859 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,790 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Na avaliação do superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Fábio Granja, o avanço da inadimplência já era esperado.

“Historicamente o mês de janeiro apresenta uma alta no índice de inadimplência, mas o que nos deixa otimistas é que o aumento nesse inicio de ano foi menor quando comparamos com o aumento nas vendas ocorrido entre os meses de setembro e dezembro de 2020. Refiro-me a esses meses, pois tivemos um aumento nas compras parceladas nesse período que superaram os 3%. Agora precisamos acompanhar os próximos meses, principalmente fevereiro e março que terão reflexos principalmente das vendas ocorridas em novembro e dezembro do ano passado. Existe uma tendência de crescimento natural nestes meses, mas o mais importante é que se mantenha estável com o mesmo nível de janeiro, abaixo de 1%”, avaliou Granja.

 
Com informações da CDL
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet