Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
14:56:02
informe o texto

Notícias / Política

16/02/2021 às 16:35

Botelho afasta possibilidade de auditoria e propõe simulado para verificação de voto

O democrata afirma que não vislumbra essa possibilidade, uma vez que a votação é secreta e o sigilo não pode ser quebrado.

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

Botelho afasta possibilidade de auditoria e propõe simulado para verificação de voto

Foto: Maurício Barbant / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) garante que é “impossível” realizar auditoria no sistema de votação secreta do Parlamento Municipal. 

O democrata afirma que não vislumbra essa possibilidade, uma vez que a votação é secreta e o sigilo não pode ser quebrado, uma vez que está amparado na legislação.

“A auditoria no sistema é impossível de fazer, porque para fazer isso você tem que quebrar o sigilo e quebrando o sigilo você quebra o sistema, aí você quebra toda a regra”, enfatizou.

A possibilidade de auditoria foi levantada pelo deputado Ludio Cabral (PT) diante do resultado da votação do veto do governador Mauro Mendes (DEM) ao projeto de lei complementar que tratava das regras previdenciárias dos aposentados e pensionistas.

Por 12 dos votos a 11, o veto foi mantido, mas 14 parlamentares declararam ter votado a favor do projeto. Diante disso, Botelho propõe uma votação simulada. “Agora, se ele quiser fazer um simulado no sistema pra ver se condiz com a realidade eu estou pronto pra fazer, inclusive convidei ele pra fazer. Agora, o sistema é totalmente real e seguro”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet