Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:48:22
informe o texto

Notícias / Política

16/02/2021 às 15:37

Deputados divergem sobre voto secreto na AL e projeto é apresentado para fim do sigilo

Uma proposta para dar fim ao voto secreto foi apresentada pelo deputado Wilson Santos e deve se juntar com outras já em andamento na casa.

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

Deputados divergem sobre voto secreto na AL e projeto é apresentado para fim do sigilo

Foto: JL Siqueira / ALMT

A polêmica referente ao voto secreto nas votações da Assembleia Legislativa foi a pauta da sessão nessa terça-feira (16) e diverge a opinião entre os parlamentares. O assunto ganhou força após a manutenção do veto do PLC 36, que tratava do desconto da alíquota dos aposentados, e o deputado Wilson Santos (PSDB) apresentou, mais uma vez, uma proposta que pretende derrubar o sigilo nas votações.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), a proposta é sem futuro. Ele relembra ainda que o projeto já foi debatido e acabou arquivado. O democrata diz ainda ser contrário e defende que o voto secreto é uma forma de preservar os parlamentares.

“O voto secreto é uma oportunidade de os deputados derrubarem vários vetos. Esta questão está sendo balizada por um projeto apenas, mas são vários vetos que vem pra cá, muitos são derrubados, e se não tiver o voto secreto isso fica muito difícil. Então, eu acho que o voto secreto é uma forma de ajudar aos deputados”.

O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), é outro parlamentar que é contrário e afirma que o voto secreto é um direito do parlamentar. Além do mais, ele lembra que a votação secreta ocorre apenas em apreciações de vetos do Executivo Estadual. “Sou contra, porque não tem necessidade de fazer essa alteração legislativa, até porque o voto é um direito de cada deputado e as manifestações cabe a cada um. Só temos voto secreto nos vetos, nos demais e tudo voto aberto”, pontuo.

Já Silvio Fávero (PSL) classificou o projeto de lei como “demagogia”, mas por outro lado, disse que ser favorável acabar com o sigilo. O social liberal afirma que o autor do projeto, deputado Wilson Santos (PSDB), sabe que a matéria não irá passar pelo crivo do plenário, mas mesmo assim apresentou a proposta para fazer politicagem.

“É demagogia, papo furado, porque ele sabe que não passa. Eu sou a favor, voto pra acabar, porque tem que acabar”, disse o parlamentar citando como exemplo o projeto de lei complementar nº 36, que alterava as regras previdenciárias para aposentados e pensionistas.

Outro parlamentar que se manifestou favorável e garantiu ser possível conseguir os votos necessários para acabar com o voto secreto é Allan Kardec (PDT), que entende ainda que o Legislativo de Mato Grosso está atrasado com relação esta pauta.

“O povo tem direito de saber o posicionamento do deputado, caso contrário, o parlamentar vai ter interesse com o governo, com grupos empresariais, e isso tem que acabar. Wilson apresentou o projeto e foi corajoso, e estou com ele, não tenho dúvida de que terá o apoio, não fez o trabalho de conversar com os parlamentares, teremos muita adesão”.

O petista Lúdio Cabral destacou ainda que já existe outra proposta do deputado Paulo Araújo, que põe fim não só ao voto secreto, mas também a sessão secreta, e teria inclusive parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele entende ainda que é a única maneira de dar fim a situações como a referente à votação do PLC 36. “O voto secreto ao invés de servir para o deputado defender a população, serviu para o deputado se ajoelhar a vontade do governador”, declarou.

O deputado Wilson Santos (PSDB) é o autor do novo projeto que põe fim ao voto secreto e adiantou que vai correr atrás dos demais parlamentares para conseguir o número de votos necessários para acabar com o sigilo.

“Quando eu fui prefeito de Cuiabá eu disse que faria uma avenida grande na cidade e diziam que eu não conseguiria, que era mentira, que era demagogia. Eu construí. Então, eu sou adepto de causas consideravas impossíveis, mas eu vou fazer a minha parte. O que não pode é o parlamento todo estar sob dúvida, acusando este ou aquele de trairagem, se você tem mecanismos para tirar essa dúvida e o mecanismo é a transparência”, declarou.

O tucano explicou ainda apresentou dois projetos, um para alterar o regimento interno e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para mudar a constituição do Estado.

Já a deputada Janaina Riva (MDB) ficou em cima do muro com relação ao voto secreto e disse que ainda tem dúvidas sobre isso. "Sobre a questão do voto secreto no veto. Por que? Porque o veto você não tem a pressão só da população, você tem a pressão também do governo do Estado, então essa que é a minha dúvida do que seria menos ruim. Porque em vários momentos quando a gente derruba o veto do governo, o voto secreto é comemorado. Aí num caso como esse que se manteve um veto, aí já querem acabar com o voto secreto. Quantos vetos já foram derrubados sem o governo saber quem foi que votou contra ou a favor? Na verdade o voto secreto foi criado para isso", defendeu. 

A parlamentar ainda destacou que tme participado do debate em grupos de whatsapp que tem debatido sobre isso e diz que a própria população fica na dúvida sobre o assunto, porque essa questão da pressão popular, por exemplo, para medidas impopulares, principalmente, fica mais difícil de se votar se o voto for aberto.

"E tem também essa questão do Governo do Estado, porque acho que a partir do momento que o voto é aberto, a gente já presume que o governo passa a ter o voto da base e já passa a ser mais difícil derrubar veto na Assembleia, como derruba mais fácil hoje por ser secreto. Então a gente não pode pegar esse caso isolado e colocar isso como sendo em todos os casos. Então assinei para dar seguimento ao debate, mas eu tenho dúvida ainda, ainda não tenho uma convicção”, declarou. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet