Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:34:04
informe o texto

Notícias / Política

17/02/2021 às 16:19

Projeto de lei na ALMT pode autorizar compra direta de vacina do exterior

Proposta foi apresenta por Fávero no início do mês e tenta desburocratizar a compra de imunizantes. Segundo o texto, as vacinas não precisarão de autorização da Anvisa mas de outras agências internacionais

Camilla Zeni

Projeto de lei na ALMT pode autorizar compra direta de vacina do exterior

Foto: Fablício Rodrigues/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pode autorizar o governador Mauro Mendes (DEM) a proceder compra direta de materiais para enfrentamento da covid-19, entre eles as vacinas imunizantes. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Sílvio Fávero (PSL) no dia 2 de fevereiro, após o Supremo Tribunal Federal julgar pedido relacionado ao tema.

"Com a aprovação da presente lei, o Governo Estadual, havendo comprovada necessidade e mediante certificação das autoridades sanitárias estrangeiras relacionadas, terá pleno amparo legal para a aquisição de vacinas para atender à demanda da população mato-grossense imediatamente, sem necessidade de aguardar eventual atraso burocrático da Agência Nacional em validar a vacina", diz trecho da justificativa do projeto. 

Na ALMT, o projeto já teve aprovada a dispensa de pauta, de forma que poderá ser colocado para a votação do plenário a qualquer momento. 

Leia também - Mauro defende permanência de Pazuello e diz que troca pode atrapalhar vacinação


Pelo projeto, caso seja aprovada a lei, Mato Grosso poderá comprar imunizantes que, inclusive, não foram aprovados pela Anvisa. Bastaria, porém, que os materiais recebessem autorização das seguintes agências internacionais: Food and Drug Administration (FDA), European Medicines Agency (EMA), Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA) e National Medical Products Administration (NMPA).

Fávero destacou que a proposta já foi aprovada em outros estados, após sanção do STF, e lembrou que Mato Grosso apresenta uma economia favorável, apesar da pandemia.

"Mato Grosso foi o estado que mais arrecadou mesmo durante a pandemia. Ele tem recursos para comprar vacina sem precisar esperar a ajuda do governo federal", comentou o parlamentar.

Mauro Mendes concorda. Em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã desta quarta-feira (17), Mauro criticou a lentidão com que o Ministério da Saúde tem agido pela imunização e ponderou que a população tem ficado "ansiosa" com a vacinação, que depende exclusivamente da distribuição das vacinas feita pelo governo federal. 

O gestor destacou que alguns estados brasileiros têm condições de arcar com a compra das vacinas de forma direta e informou que pediria, em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello nesta quarta-feira, ajuda para a aquisição direta de imunizantes. 

Segundo o governador, diversos estados têm procurado as fabricantes de vacinas ao redor do mundo, mas não têm conseguido prosseguir as negociações. Em razão da dificuldade de distribuição das vacinas, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) chegou a pedir a exoneração de Pazuello.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet