Cuiabá, sexta-feira, 05/03/2021
17:50:59
informe o texto

Notícias / Política

21/02/2021 às 15:00

Senador quer garantir pelo menos 30% de mulheres nos parlamentos

O parlamentar está preparando um projeto de lei que determina que 30% das vagas da Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores sejam reservadas a mulheres.

Kamila Arruda

Senador quer garantir pelo menos 30% de mulheres nos parlamentos

Foto: Pedro França / Agência Senado

O senador Wellington Fagundes (PL) quer garantir a representação feminina nos parlamentos federal, estaduais e municipais por meio de lei. O parlamentar está preparando um projeto de lei que determina que 30% das vagas da Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores sejam reservadas a mulheres.

Para ele, a presença feminina deve ser garantida nos parlamentos brasileiros. “Quero apresentar esse projeto para que 30% as vagas dos parlamentos brasileiro sejam reservados pra mulheres. Então, as mulheres disputariam com a certeza de que não haverá assembleias legislativas, câmara municipais e congresso nacional sem a participação feminina”, disse o congressista.

Fagundes classifica essa iniciativa como avanço e destaca a importância da participação feminina nas questões políticas. “É de extrema importância a representatividade da mulher no parlamento. Estou produzindo esse projeto de lei e vou apresentar para que a gente possa avançar um pouco mais na questão da oportunização das mulheres nos parlamentos brasileiro”, completou.

Para Fagundes, a atual legislação eleitoral quanto a participação feminina na política já não condiz com a realidade do país. “Fizemos a primeira lei de que 30% das vagas seriam reservadas para as mulheres. E depois vimos que essa lei era machista e evoluímos na lei e colocamos que 30% das vagas fosse reservada a um dos sexos, porque poderia ter um partido com maior número de mulheres”, finalizou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet