Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:37:15
informe o texto

Notícias / Política

20/02/2021 às 09:59

Wellington defende vacinação em massa, auxílio e reformas

Dentre os principais pontos que planeja trabalhar em 2021, os relacionados à pandemia somam maioria

Leiagora

Wellington defende vacinação em massa, auxílio e reformas

Foto: Luiz Henrique

O senador Wellington Fagundes (PL), com foco na candidatura à reeleição em 2022, pretende tratar a vacinação em massa como a prioridade deste ano. Fagundes também elege como prioridade imediata a volta do auxílio emergencial para atender os vulneráveis e a apreciação das reformas do Estado.

Dentre os principais pontos que planeja trabalhar em 2021, os relacionados à pandemia somam maioria. Para o senador, o país perdeu tempo para se preparar melhor com as discussões políticas e partidária, como entre o presidente da República e o Governo de São Paulo. Neste contexto, prometeu que até julho 50% da população estará imunizada. Até o final do ano, 100%.

Quanto ao auxílio emergencial, Wellington aponta que não há o que comemorar diante de 30 milhões de desempregados. Ao votar o Orçamento, a prioridade será voltada a cuidar das pessoas mais vulneráveis e encontrar uma solução.

“Um país como o Brasil não pode deixar seus desempregados abandonados. A pandemia, realmente, prejudicou muito as empresas brasileiras e o desemprego aumentou demais. As pessoas na economia informal não têm nem como abrir um pequeno negócio. Eu entendo que o Governo tem que encontrar a saída para essa crise e vamos discutir muito”, garante.

Em relação ao atraso na vacinação, o parlamentar reconhece a situação, mas cita que dentro de 60 a 90 dias, o Instituto Butantã e outros organismos poderão fazer a vacina com todos os seus insumos fabricados no país. “Como os países mais ricos já estão sendo abastecidos pela vacina, eu acredito que logo tudo deve se normalizar na oferta do produto. O Congresso já liberou R$ 20 bilhões para as aquisições e isso é fundamental. Temos que buscar essa vacina. A ordem é vacinar, vacinar e vacinar”, declara.

A vantagem do Brasil, para o senador, é ser um dos países mais estruturados em campanha de vacinação. “Temos experiência e estrutura, gente, pessoas capacitadas, agentes de saúde, muitos profissionais preparados. Tendo a vacina vamos fazer a imunização”, assegura.

Sobre a possível troca de ministro da Saúde, Wellington não avalia o momento como ideia. Comenta que o Brasil perdeu tempo nessa discussão política e defende que haja diálogo.

VLT x BRT
 O senador é do time que defende a conclusão das obras do VLT, em Cuiabá e Várzea Grande, mas também que municípios e Estado conversem sobre a decisão. “Como parlamentar federal, como senador, já fui ao Ministério, cobrei do Governo Federal, tem recursos para serem liberados para o Governo do Estado e se precisar vamos lutar por mais recursos para essa obra”.

Pacto Federativo
Vice-presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Municípios Brasileiros, Wellington lembra que há 10 anos, os municípios recebiam 14% do bolo tributário e agora está em 19%. Contudo, o objetivo é lutar para chegar a 22% com o novo Pacto Federativo. 

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet