Cuiabá, quinta-feira, 04/03/2021
15:13:33
informe o texto

Notícias / Geral

22/02/2021 às 09:08

Aulas híbridas são retomadas em 4 escolas municipal de Sinop; veja cronograma

A retomada segura do ano letivo presencial foi para aproximadamente 1.800 alunos e seguiu várias medidas de biossegurança

Leiagora

Aulas híbridas são retomadas em 4 escolas municipal de Sinop; veja cronograma

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, retornou hoje (22) às aulas presenciais, de forma híbrida e escalonada, em quatro escolas, sendo duas da educação fundamental e duas da educação infantil.

A retomada segura do ano letivo presencial foi para aproximadamente 1.800 alunos e seguiu várias medidas de biossegurança, acompanhadas pela secretária de educação, Sandra Donato e o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner. Nesse primeiro momento, será feita uma avaliação continuada desse retorno, para dar continuidade no cronograma previamente definido.

O calendário do ano letivo iniciou no dia 08 de fevereiro com as aulas online para toda a rede municipal, para aproximadamente 17.800 alunos. O ensino na modalidade remota, vai continuar para todas as instituições, mesmo com o retorno presencial em quatro escolas na data de hoje (22). As primeiras unidades que retornaram presencialmente são: Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Aleixo Schenatto (625 alunos) e Taciana Balth Jordão (580 alunos), e também, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Monteiro Lobato (200 alunos) e Tatiana Belinky (400 alunos). Após isso, segue um cronograma de retorno semanal. Crianças de 0 a 3 anos continuam de maneira online. 

Segundo o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o retorno é necessário, mas sem deixar de lado todas as medidas necessárias. "Tomamos essa decisão porque ano passado já foi a maior parte de forma online. Em conversas com pais, alunos e professores, o desejo era de retomar, de maneira segura, com todos os cuidados. A gente sabe que com os cuidados que estão sendo tomados, vai dar tudo certo. E agora com essa retomada, vamos avaliando, juntamente com as secretarias de educação e saúde, pra determinar os próximos passos e os cuidados necessários", frisou. 

O sistema híbrido funcionará da seguinte forma: 50% das aulas presenciais e outros 50% online. Os alunos serão divididos em dois grupos, em que parte estuda as terças e quintas e a outra parte as segundas e quartas. As sextas-feiras ficarão como dias pedagógicos para apoio, com atendimento de reforço previamente  agendado com professores. As demais unidades continuam na modalidade online e cada escola é responsável por disponibilizar o conteúdo digital para os alunos. O novo portal, com acesso pelo site, estará disponível a partir do dia 01 de março. 

Para a secretária de educação, Sandra Donato, o retorno foi planejado para oferecer qualidade no ensino e segurança à comunidade escolar. "Nós gostaríamos de deixar a mensagem, que os pais se sintam seguros e encaminhem seus filhos para escola, porque nós tomamos todas as medidas necessárias. No entanto, os pais que não se sentirem seguros nesse momento, serão amparados, e vão poder continuar o ensino de forma remota, com a plataforma online, sem prejuízos para o ensino. Além disso, com os cuidados na escola, as crianças vão levar pra dentro de casa os ensinamentos de prevenção e combate ao coronavírus", pontuou a secretária. 

Para que não haja disseminação do vírus e contaminação dentro das escolas, a secretaria municipal de educação, está tomando todas as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde. Entre elas estão a higienização de objetos e ambientes;  higienização das mãos; disponibilização de tapetes sanitizantes e álcool em gel; distanciamento social, entre outras medidas de biossegurança e prevenção no ambiente escolar.

Antes do início das atividades, várias ações foram desenvolvidas para um planejamento seguro dessa retomada. O Comitê da Saúde, que atua no enfrentamento à Covid-19 em Sinop, ministrou palestras de treinamentos para os servidores da educação, para orientar sobre todas as medidas necessárias e os protocolos de biossegurança que devem ser adotados nas unidades escolares. Além de treinamentos, os profissionais da educação da rede municipal também passaram por testagem para detecção da Covid-19. Os profissionais serão testados com antecedência de cinco dias do retorno presencial de cada unidade escolar, conforme cronograma previamente organizado pela secretaria.

As próximas unidades a retornarem na modalidade presencial no dia 01 de março, são as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Basiliano do Carmo de Jesus e José Reinaldo De Oliveira, e também, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) São Francisco de Assis e Pequeno Príncipe. A secretaria segue com novas unidades retornando conforme cronograma abaixo:

CONFIRA O CRONOGRAMA DE RETORNO:

Escola Municipal de Educação Básica – EMEB

22/02 - Aleixo Schenatto e Taciana Balth Jordão

01/03 - Basiliano do Carmo de Jesus e José Reinaldo De Oliveira

08/03 - Valter Kunze e Leni Terezinha

15/03 - Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller e Uilibaldo Vieira Gobbo

22/03 - Ana Cristina de Sena e Armando Dias

29/03 - Lizamara A. de Almeida, Sadao Watanabe e Simão Flack

05/04 - Jurandir Liberino de Mesquita e Rodrigo Damasceno

12/04 - Maria Amaro de Souza e Silvana.

Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI

22/02 - Monteiro Lobato e Tatiana Belinky;

01/03 - São Francisco de Assis e Pequeno Príncipe;

08/03 - Alvorada e União;

15/03 - Cecília Meireles, Tempo de Infância e Gente Feliz;

22/03 - Armando Dias, Sylvia Orthof, Santo Antônio e Neuza Graff;

29/03 - Lizamara, Solange Ferronato e Gerson Pires;

05/04 - Elizete Dallabrida, Vinícius de Moraes e Camping Clube;

12/04 - Tarsila do Amaral, De Toda Gente e Silvana.

 
Informações Prefeitura de Sinop

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet