Cuiabá, sexta-feira, 05/03/2021
17:42:13
informe o texto

Notícias / Política

23/02/2021 às 11:34

​Internação de deputados e novos casos de covid-19 em servidores leva AL a decretar lockdown

ALMT deve ficar fechada por 10 dias e, após o período, cenário da covid-19 vai ser reanalisado

Camilla Zeni

​Internação de deputados e novos casos de covid-19 em servidores leva AL a decretar lockdown

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai ficar fechada por, pelo menos, 10 dias, a partir dessa quarta-feira (24), em razão  da pandemia da covid-19. O pedido foi feito pela Comissão de Saúde da ALMT e foi aprovado pela Mesa Diretora.

O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), explicou que a decisão foi tomada após três deputados serem acometidos gravemente pela doença, precisando de atendimento hospitalar.

"Vários funcionários também estão covid-19. Aqui é um ambiente fechado mas de muita circulação, então nós já estamos com esse lockdown previsto. Vamos fechar totalmente isso aqui e depois fazer uma nova avaliação", apontou Botelho.

A necessidade do fechamento foi reforçada pelos deputados Dr. Eugênio e Lúdio Cabral, que são presidente e membro, respectivamente, da Comissão de Saúde. Lúdio, inclusive, após fazer defesa da tribuna, em sessão nesta terça-feira (23), foi acompanhar a continuação das atividades plenárias de seu gabinete, ressaltando a necessidade de distanciamento social.

Covid-19 na ALMT

Um dos parlamentares acometidos com a covid-19 é Valdir Barranco (PT). Ele deu entrada em um hospital particular de Cuiabá no dia 15 e acabou transferido em UTI aérea para São Paulo na tarde de domingo (21). Segundo o deputado Wilson Santos (PSDB), que esteve em São Paulo na tarde dessa segunda-feira (22), Barranco estava em estado gravíssimo quando foi internado mas já apresentava melhora em seu quadro clínico.

Além do parlamentar, foram reinfectados os deputados Paulo Araújo e Valmir Moretto. Os dois chegaram a precisar de atendimento médico, sendo que Moretto chegou a ir para a Unidade de Terapia Intensiva. 

Na época mais crítica da pandemia, em julho de 2020, a ALMT chegou a fechar a casa por cerca de duas semanas. A medida foi tomada pela Mesa Diretora, que determinou suspensão do atendimento ao público e autorizou apenas atividades em caráter essencial. As sessões plenárias ficaram suspensas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet