Cuiabá, sábado, 20/04/2024
03:57:40
informe o texto

Notícias / Política

27/02/2021 às 13:00

Botelho comemora retorno de conselheiros e afirma que não está convencido sobre sua ida ao TCE

Para o democrata, houve um “exagero” no afastamento dos integrantes da Corte

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camila Zeni

Botelho comemora retorno de conselheiros e afirma que não está convencido sobre sua ida ao TCE

Foto: ALMT

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), comemorou o retorno dos conselheiros José Carlos Novelli e Antônio Joaquim ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para o democrata, houve um “exagero” no afastamento dos integrantes da Corte.

“Já era hora deles voltarem. Todos os prazos já haviam extrapolados. Havia um exagero nesse afastamento, então veio até atrasado esse retorno”, colocou o parlamentar, na última semana.

Botelho também avaliou que os conselheiros têm vasta experiência e podem somar com o andamento da casa, de forma que seria um ganho o retorno dos dois. 

“Lógico que ganha. Eles têm experiência tanto política quanto de lei lá dentro. São pessoas de altíssimo nível e ótima qualidade”, disse.

O parlamentar também comentou sobre a possibilidade de ir para o TCE, em uma cadeira que ainda não está liberada. Segundo ponderou, ele anda não foi convencido sobre a mudança.

Apesar da colocação, o democrata é o mais cotado para assumir uma cadeira no Tribunal. Nos bastidores, a sua indicação é dada como certa após aposentadoria do conselheiro Waldir Teis, que ainda não retornou ao TCE mas já pediu o benefício no final do ano passado.

Retorno dos conselheiros

José Carlos Novelli e Antônio Joaquim retornaram ao Tribunal de Contas no dia 22 de fevereiro, após decisão favorável no Superior Tribunal de Justiça

Junto de Waldir Teis, Sérgio Ricardo e Valter Albano, eles estavam afastados desde 2017, quando foram alvos da Operação Malebolge. Os cinco foram acusados de receber propina para aprovação de projetos a favor do Governo e aprovação das contas, além de lavagem de dinheiro e sonegação de renda. A denúncia foi pautada com base na delação do ex-governador Silval Barbosa. 

O afastamento cautelar dos conselheiros vinha sendo prorrogado na Justiça desde então. A última prorrogação foi determinada em agosto de 2020, pelo Superior Tribunal de Justiça. Na época, foi determinado o prazo de 180 dias, ou seja, seis meses, em razão das investigações ainda estarem em andamento.

Neste mês de fevereiro, porém, o MPF opinou pela revogação do afastamento, possibilitando o retorno dos conselheiros. Com isso, a Justiça autorizou a recondução dos conselheiros. Sérgio Ricardo e Waldir Teis não retornaram, porém, por terem outras pendências judiciais. Valter Albano conseguiu autorização para voltar ao TCE em agosto de 2020, no Supremo Tribunal Federal.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet