Cuiabá, terça-feira, 13/04/2021
19:29:36
informe o texto

Notícias / Geral

25/02/2021 às 17:17

Após acordo, doses da coronavac vão atender idosos de 80 a 84 anos

A princípio as 11.800 vacinas que chegaram nesta quinta em Mato Grosso seria destinadas à segunda dose

Alline Marques

Após acordo, doses da coronavac vão atender idosos de 80 a 84 anos

Foto: Luiz Alves

As 11.800 doses da coronavac que chegaram em Mato Grosso nesta quinta-feira poderão ser destinadas também a idosos entre 80 e 84 anos. É o que foi definido em comum acordo entre Estado e Municípios, por meio de resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

A princípio essas doses seriam destinadas apenas para segunda dose, mas após definição conjunta houve alteração e a vacina será destinada aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a covid-19, mais especificamente aos idosos entre 80 e 84 anos. 

Porém, apesar da ampliação do grupo, alguns municípios poderão utilizar para segunda dose. O que deve ocorrem em Cuiabá, que aguarda ao menos 3.030 destinadas à segunda dose. Para a vacina coronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

No entanto, cada município tem uma realidade e, por isso, foi ampliado o público alvo da vacinação. “A imunização dos grupos prioritários é fundamental para a contenção da pandemia pelo coronavírus e a vacina é a forma mais eficaz de conseguirmos diminuir as mortes e a transmissão da Covid-19. O estado de Mato Grosso segue estritamente as recomendações da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e espera que mais e mais doses cheguem para dar celeridade à imunização”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

Com a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalham no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Até o momento, o Estado de Mato Grosso recebeu 224.560 mil doses de vacina do Ministério da Saúde. O Estado é o segundo que mais aplicou doses de vacina contra a Covid-19 no Centro-Oeste do país. Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, um total de 111.289 doses foram aplicadas no estado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet