Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
16:13:51
informe o texto

Notícias / Geral

27/02/2021 às 14:48

Cuiabá se une em Consórcio para compra de vacinas contra a covid-19 e descarta lockdown

Prefeito disse que momento é de unir esforços e não de fechamento de atividades econômicas

Leiagora

Cuiabá se une em Consórcio para compra de vacinas contra a covid-19 e descarta lockdown

Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se juntou em um consórcio mais mais nove municípios para a compra de vacinas contra a covid-19. A instalação do grupo foi sugerida na manhã deste sábado (27), durante reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“Nós decidimos criar o consórcio nacional para adquirir as vacinas, medicamentos e insumos para o combate da Covid-19. Com isso vamos ajudar o Governo Federal a agilizar a vacinação da nossa população, que é nossa prioridade, principalmente de Cuiabá. Reassumo o compromisso de vacinar toda população cuiabana e trabalhar muito para concluir esse objetivo", disse o prefeito, em comunicado após a reunião.

Segundo o prefeito, devem integrar o consórcio os municípios de Petrolina (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Aracajú (SE), Manaus (AM), Belém (PA), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT). Com apoio dos participantes, a entidade vai pactuar, com governantes das médias e grandes cidades, o início e cronograma da construção do consórcio na próxima segunda-feira (1º de março).

Leia também - Deputados aprovam lei que autoriza estado a fazer compra direta de vacina do exterior

Sem lockdown

Em seu anúncio, Emanuel também aproveitou para ressaltar que o momento é de união da população na luta contra o vírus da covid-19, sinalizando que já teria descartado a adoção de um lockdown na Capital.

“Não é hora de prejudicar a nossa economia, de causar um desiquilíbrio no desemprego, de atingir o setor produtivo, que já foi muito sacrificado e principalmente trazer a desesperança e o desemprego para a população. Agora é hora de união para buscar as vacinas e imunizar toda a população cuiabana", disse o prefeito.

A possibilidade de um fechamento das atividades econômicaas surgiu na noite dessa sexta-feira (26), quando o Ministério Público do Estado entrou com uma ação na Justiça cobrando a determinação de medidas mais severas para conter o avanço da covid-19. 

O pedido do MPE é embasado na classificação de risco para o novo coronavírus, divulgada semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde. Nessa semana, Cuiabá e Várzea Grande atingiram "risco alto", o que, pelo protocolo do governo estadual, enseja medidas mais rígidas para a população. 

A Justiça, após o pedido, agendou audiência com representantes do MPE e do governo, bem como das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, para a próxima segunda-feira. No mesmo dia o governador Mauro Mendes (DEM) vai se reunir com prefeitos mato-grossenses para debater a necessidade de apertar as rédeas em Mato Grosso. 

Saiba mais: Mauro convoca reunião com prefeitos e cobra medidas enérgicas contra a pandemia: 'não tem jeito'

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet