Cuiabá, quarta-feira, 17/04/2024
20:39:06
informe o texto

Notícias / Geral

28/02/2021 às 15:53

Novos radares e lombadas eletrônicas começam a funcionar nesta segunda, em Cuiabá

Semob alerta para as 'fake news' quanto à informação de que equipamentos de monitoramento mede a velocidade por até 500 metros

Leiagora

Novos radares e lombadas eletrônicas começam a funcionar nesta segunda, em Cuiabá

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

A partir desta segunda-feira (1), motoristas que excederem os limites de velocidade permitidos, ou avançarem sinal vermelho, serão multados pelos equipamentos de monitoramento de trânsito instalados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) em sete trechos de vias consideradas perigosas e com maior nível de acidentes de trânsito.  Uma delas é a Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) onde duas crianças, de 2 e 8 anos morreram em um  grave acidente no final de 2019.

A implementação dos dispositivos consta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - de Nº003 /2016 - firmado entre Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público do Estado (MPMT). O objetivo é educar os motoristas, diminuir o número de acidentes de trânsito e reduzir o impacto nas unidades de saúde.

Leia também - Instituto Butantan entrega 600 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde neste domingo

Os aparelhos já passaram pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e funcionaram em período educativo, em que os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida receberam apenas uma notificação.

Conforme o secretário 
da Semob, Antenor Figueiredo, a instalação dos equipamentos de monitoramento só é feita após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos:  Secretaria de Saúde do Município,  Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O secretário alerta para as “fake news” quanto à informação de que equipamentos de monitoramento mede a velocidade por até 500 metros.

Infrações, penalidades e recursos
As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários - no link 'Serviços ao Cidadão'.

Radares fixos em pontos novos
- Avenida Dante Martins de Oliveira - antiga avenida dos Trabalhadores - (em ambos os sentidos - próximo ao muro do condomínio Alphaville);

- Rodovia Emanuel Pinheiro (MT - 251) - (em ambos os sentidos - nas proximidades da Associação do Ministério Público Estadual);

-Rodovia Helder Cândia - (MT - 010) - (em ambos os sentidos - nas proximidades da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - Esfap);

- Avenida Fernando Correa da Costa - sentido bairro/centro (nas proximidades da rodoviária de Cuiabá).

Lombadas eletrônicas em pontos novos
-Rodovia Emanuel Pinheiro (ambos os sentidos da pista - nas proximidades do supermercado Paulista);

-Avenida Vicente Vuolo - nas proximidades do Parque das Nascentes;

- Fernando Correa da Costa (em ambos os sentidos- nas proximidades da feira de Goiânia).

 
Da Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet