Cuiabá, sexta-feira, 16/04/2021
23:15:53
informe o texto

Notícias / Geral

01/03/2021 às 12:07

Saiba os cuidados com lixo de pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19

A medida é uma das formas de ajudar a garantir a segurança dos trabalhadores da coleta domiciliar de resíduos

Leiagora

Diante do cenário pandêmico ainda existente na Capital, a Prefeitura de Cuiabá reforça à população a necessidade de redobrar os cuidados com o armazenamento do lixo nas residências que possuem moradores com suspeita de infecção ou que testaram positivos para Covid-19. A medida é uma das formas de ajudar a garantir a segurança dos trabalhadores da coleta domiciliar de resíduos.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos casos com confirmação positiva, o cidadão deve usar dois sacos plásticos para armazenar e descartar seu lixo, evitando que o coletor tenha contato direto com os materiais descartados. Além disso, é indicado ao morador, sempre que possível fazer a identificação dos sacos com uma fita vermelha ou até por meio de escrita legível e visível.

Para pessoas não infectadas, mas que precisam fazer o descarte de máscara ou luvas, também é recomendado que o acondicionamento seja feito de forma adequada, lacrando totalmente o recipiente. “São trabalhadores que cumprem um papel fundamental para a saúde pública. Por isso, é sempre importante que tenhamos essa sensibilidade”, comenta o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limrpub), Vanderlúcio Rodrigues.

Em Cuiabá a coleta domiciliar de resíduos é executada pela empresa Locar Saneamento Ambiental, sob a coordenação e fiscalização da Limpurb. Ao todo, são aproximadamente 250 profissionais envolvidos na prestação desse serviço que alcança os mais de 300 bairros da capital mato-grossense. Desde junho de 2020, a atuação é realizada em quatro períodos, visando otimizar o atendimento.  

“A coleta de lixo é um serviço essencial. Mesmo quando houve a quarentena em Cuiabá, o trabalho continuou em pleno andamento. São pessoas dedicadas, que ajudam a cuidar da nossa cidade e merecem esse nosso respeito e cuidado”, completa o diretor-técnico da Limpurb, Anderson Matos. 

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet