Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
21:05:23
informe o texto

Notícias / Geral

01/03/2021 às 15:44

Mato Grosso deve atingir 100% de lotação nas UTI’s nos próximos dias

O governador declarou que o Estado não tem mais capacidade para ampliar os leitos devido à falta de profissionais, equipamentos e medicamentos

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

Mato Grosso deve atingir 100% de lotação nas UTI’s nos próximos dias

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 está em quase 90% e apesar da abertura de 20 novos leitos nesta segunda-feira (1º) a expectativa é de que o estado atinja a lotação máxima já nos próximos dias. A projeção é feita pelo próprio governador Mauro Mendes (DEM) que adiantou que o governo não tem mais capacidade de ampliar os leitos.

Durante reunião com prefeitos, o governador informou que nesta manhã o estado já tinha atingido 87%, mas isto porque o Estado entregou 20 novos leitos na Santa Casa ainda nesta segunda-feira (1º) após um remanejamento das unidades. Porém, a dificuldade agora está em conseguir profissionais, equipamentos e medicamentos.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também alertou para a possibilidade da falta de leitos e destacou que atualmente já são quase 500 leitos de UTI’s dedicados apenas para o tratamento da covid-19. Ainda de acordo com ele, Mato Grosso tem a maior proporção de leitos para atender a covid.

“Falta profissionais, equipamentos, instalações propícias, dai a preocupação de restringir a mobilidade da população de forma a segurar a capacidade hospitalar ao nível da demanda”, declarou o secretário. Apesar da situação críticas, Gilberto disse que o governo planeja abrir ainda mais 50 leitos, mas não tem uma data certa, justamente pela dificuldade para manter as unidades abertas. 

Para atentar conter o avanço do vírus em Mato Grosso, o governador anunciou novas medidas, dentre elas, o fechamento dos estabelecimentos às 19h e toque de recolher das 21h às 5h. Além disso, o Poder Executivo irá suspender todo e qualquer atendimento externos nas secretarias, as reuniões serão por videoconferência e ainda sugeriu o mesmo para outros Poderes e nas prefeituras.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet