Cuiabá, sábado, 17/04/2021
23:20:23
informe o texto

Notícias / Geral

01/03/2021 às 15:44

Mato Grosso deve atingir 100% de lotação nas UTI’s nos próximos dias

O governador declarou que o Estado não tem mais capacidade para ampliar os leitos devido à falta de profissionais, equipamentos e medicamentos

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

Mato Grosso deve atingir 100% de lotação nas UTI’s nos próximos dias

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 está em quase 90% e apesar da abertura de 20 novos leitos nesta segunda-feira (1º) a expectativa é de que o estado atinja a lotação máxima já nos próximos dias. A projeção é feita pelo próprio governador Mauro Mendes (DEM) que adiantou que o governo não tem mais capacidade de ampliar os leitos.

Durante reunião com prefeitos, o governador informou que nesta manhã o estado já tinha atingido 87%, mas isto porque o Estado entregou 20 novos leitos na Santa Casa ainda nesta segunda-feira (1º) após um remanejamento das unidades. Porém, a dificuldade agora está em conseguir profissionais, equipamentos e medicamentos.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também alertou para a possibilidade da falta de leitos e destacou que atualmente já são quase 500 leitos de UTI’s dedicados apenas para o tratamento da covid-19. Ainda de acordo com ele, Mato Grosso tem a maior proporção de leitos para atender a covid.

“Falta profissionais, equipamentos, instalações propícias, dai a preocupação de restringir a mobilidade da população de forma a segurar a capacidade hospitalar ao nível da demanda”, declarou o secretário. Apesar da situação críticas, Gilberto disse que o governo planeja abrir ainda mais 50 leitos, mas não tem uma data certa, justamente pela dificuldade para manter as unidades abertas. 

Para atentar conter o avanço do vírus em Mato Grosso, o governador anunciou novas medidas, dentre elas, o fechamento dos estabelecimentos às 19h e toque de recolher das 21h às 5h. Além disso, o Poder Executivo irá suspender todo e qualquer atendimento externos nas secretarias, as reuniões serão por videoconferência e ainda sugeriu o mesmo para outros Poderes e nas prefeituras.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet