Cuiabá, sábado, 20/04/2024
05:09:05
informe o texto

Notícias / Geral

02/03/2021 às 14:07

Mendes visita fábrica da Sputnik V e tenta adquirir 4 milhões de doses para MT

O governador conta ter conversado com a diretoria da fábrica para buscar a compra direta de vacinas a Mato Grosso.

Alline Marques

Mendes visita fábrica da Sputnik V e tenta adquirir 4 milhões de doses para MT

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes visitou em Brasília a fábrica da União Química, empresa responsável por produzir no país a Sputnik V, vacina russa contra a covid-19. A visita ocorreu na manhã desta terça-feira (2), junto de governadores de outros estados. O governo do Estado busca a aquisição de até 4 milhões de doses e já possui os recursos em caixa para pagamento.

O governador conta ter conversado com a diretoria da fábrica para buscar a compra direta de vacinas a Mato Grosso. Conforme o governador, a empresa deve produzir inicialmente 10 milhões de doses em março e abril. Porém, todo esse lote já foi encomendado pelo Governo Federal.

Mauro Mendes já havia anunciado a ida para o laboratório ainda nessa segunda-feira (2) e já há algum tempo tentando negociação direta. Ele chegou a contar que até conseguiu um lote para setembro, mas ele disse ter pressa para que a vacina chegue logo e pretende adquirir novas doses ainda no primeiro semestre. Além disso, o Ministério da Saúde já alertou que caso haja compra direta por parte dos estados ele irá confiscar as doses para o Plano Nacional de Imunização.

Por isso, a ideia é juntar os governadores para assim garantir uma paridade na divisão das vacinas. Mendes informou que dos 26 estados, pelo menos 22 já teriam o dinheiro reservado para a compra, que segundo ele, precisa ser paga à vista.  Porém, os gestores têm t dificuldade em encontrar doses disponíveis.

“Na sequência, vão produzir aqui no Brasil – em Brasília e em São Paulo – em torno de oito milhões de doses por mês. Nesta nova produção, nós governadores nos colocamos à disposição para comprar essas vacinas, mesmo que elas sejam colocadas no PNI [Plano Nacional de Imunização] com posterior devolução de recursos pelo Governo Federal”, explicou.

Mauro Mendes reforçou que o objetivo é aumentar a vacinação dos mato-grossenses o mais rápido possível, “como forma de combater a disseminação do vírus e todas as consequências que têm trazido para todos nós”.

Nos últimos meses, o governador também já conversou com todas as demais empresas que fabricam vacinas contra o coronavírus, bem como buscou a interlocução com embaixadas e outros meios diplomáticos. Até o momento, nenhum estado brasileiro ainda conseguiu a compra direta, uma vez que as empresas têm negociado apenas com governos federais.

“A pandemia está crescendo. Vivemos um momento crítico que pode piorar nas próximas semanas e hoje a vacinação é um dos grandes caminhos que a ciência colocou à disposição. Queremos acelerar e ampliar o programa de vacinação em todo o país”, afirmou.

 
Com informações da Secom
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet