Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:38:46
informe o texto

Notícias / Política

03/03/2021 às 12:00

TCE constata falta de medicamentos, monitores e médicos no antigo PS de Cuiabá

Vistoria foi feita pelo TCE após denúncia do governo, de que o município teria bloqueado 38 leitos de UTI no antigo PS

Camilla Zeni

TCE constata falta de medicamentos, monitores e médicos no antigo PS de Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Secom

Inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no Antigo Pronto-Socorro de Cuiabá e na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) atestou a falta de medicamentos, de ventiladores mecânicos, monitores e até de médicos para atender aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos da covid-19.

A vistoria foi feita pelos membros da força-tarefa do órgão na última sexta-feira (26), quando Cuiabá foi classificada com alto risco de contaminação da covid-19 e bloqueou, segundo o governo do Estado, 38 leitos de UTI. A indisponibilidade dos leitos foi comunicada pela SES ao TCE e ao Ministério Público do Estado. 

Segundo o TCE, o antigo Pronto-Socorro disponibilizava 95 leitos de UTI, sendo 80 adultos e 15 pediátricos. Contudo, relatórios emitidos pela equipe de supervisão hospitalar da Central de Regulação Estadual constataram o bloqueio de 23 deles por falta de medicamentos e 15 por ausência de médico cirurgião pediátrico. 

“Da análise das informações repassadas pela SES-MT, é possível evidenciar a falta de oito ventiladores mecânicos, três monitores e um circuito, o que revela um bloqueio de dez leitos por falta de equipamentos mínimos obrigatórios. Revela-se haver ainda o bloqueio de 13 leitos de UTI Adulto Covid-19 por falta de medicação, de acordo com a SES-MT e, por fim, constata-se o bloqueio de 15 leitos de UTIs infantis por falta de cirurgião pediátrico”, diz trecho do relatório. 

Os gestores do hospital alegaram ao TCE que, no entanto, a falta de equipamentos na UTI seria apenas um “desencontro de informações”, porque os equipamentos estariam sendo esterilizados no momento da vistoria. 

Já sobre a falta de medicamentos,os gestores disseram que o estoque está reduzido por falta do produto no mercado, mas garantiram que nenhum paciente deixou de ser atendido por esse motivo.

“Segundo eles, sempre que isso ocorre, outras unidades hospitalares públicas e privadas, assim como a empresa terceirizada encarregada das UTIs, emprestam o medicamento ao hospital para posterior devolução”, consta do relatório.

Os achados da vistoria foram encaminhados para o Ministério Público e à Câmara Municipal de Cuiabá, para conhecimento e providências pertinentes.

Outro lado

Em relação à vistoria do TCE-MT, a Prefeitura de Cuiabá enviou a seguinte nota:

Em relação às informações divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre os leitos de UTI do Hospital Referência à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta quarta-feira (3), todos os 95 leitos de UTI do Hospital Referência estão aptos para atender aos pacientes. A vistoria do órgão de controle se deu na quinta-feira (25). Na tarde daquele mesmo dia, conforme divulgado pela SMS por meio de nota, os problemas de falta de medicamentos já haviam sido resolvidos e estava em processo de contratação de cirurgião pediatra para completar a equipe médica da UTI Pediátrica. A SMS destaca que a situação dos leitos muda a todo momento, uma vez que o censo é realizado três vezes ao dia e os leitos podem ficar temporariamente bloqueados por diversos motivos, como a desinfecção para recebimento de novo paciente, por exemplo.
Com informações do TCE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet