Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
10:01:07
informe o texto

Notícias / Judiciário

05/03/2021 às 08:44

Justiça extingue ação que questionava verbas indenizatórias da Câmara de Cuiabá

O magistrado deixou claro que a ação foi extinta apenas porque foi usada uma via inadequada para o questionamento. Contudo, outra ação, movida pelo MPE, já foi proposta contra a VI

Camilla Zeni

Justiça extingue ação que questionava verbas indenizatórias da Câmara de Cuiabá

Juiz Bruno D'Oliveira Marques

Foto: TJMT

O juiz Bruno D'Oliveira Marques, da Vara de Ação Civil Pública e Popular de Cuiabá, extinguiu uma ação movida contra o reajuste de valores da verba indenizatória dos vereadores e chefes de gabinetes de Cuiabá.

A ação foi movida pelo advogado Elvis Crey Arruda de Oliveira, que apontou que a Justiça já havia determinado a redução dos valores para até 60% da remuneração dos parlamentares. 

O advogado acrescentou que, ainda assim, a Câmara aprovou três projetos de leis que reajustaram os valores, representando "ato leviso ao patrimônio público". Por isso, pediu a suspensão dos atos que resultaram nas aprovações dos projetos.

No entanto, o magistrado apontou que a ação não poderia ser recebida, porque uma ação popular não é o meio adequado para declarar a nulidade de uma lei ou mesmo de um ato normativo. Para isso, seria necessária uma ação direta de inconstitucionalidade.

"O pedido formulado pela parte autora, seja de tutela provisória ["suspensão dos atos de aprovação"] ou de definitiva ["decretar a invalidade do ato"], possui nítido conteúdo de invalidação das normas em referência, buscando, ainda que por vias transversas, obter a supressão de todos os seus efeitos atuais e futuros", apontou o magistrado.

Cabe destacar que o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, já acionou o Tribunal de Justiça contra a nova verba indenizatória dos vereadores de Cuiabá. O benefício foi "reformulado" com a Lei Municipal nº 6.625/2021, sancionada em 15 de janeiro, que fixou a VI em R$ 18 mil. 

Segundo o procurador-geral, o valor é inconstitucional por ser, inclusive, maior do que o subsídio dos vereadores. Ao todo o benefício representa 119% do salário pago na Câmara.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet