Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:32:23
informe o texto

Notícias / Geral

04/03/2021 às 19:45

Em um dia, 48 leitos de UTI covid são ocupados; restam 20 disponíveis em MT

Além destes casos mais críticos, outras 387 pessoas estão internadas em enfermarias públicas e 9.883 pessoas estão em isolamento domiciliar

Eduarda Fernandes

Em um dia, 48 leitos de UTI covid são ocupados; restam 20 disponíveis em MT

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

Mato Grosso está à beira de um colapso total da rede pública de saúde. Nas últimas 24 horas, mais 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram ocupados por pacientes infectados pelo coronavírus. Dos 68 leitos disponíveis em todo o Estado nessa quarta-feira (3), restam apenas 20 nesta quinta (4).

Atualmente, 462 pacientes adultos e 7 crianças estão internados em UTIs públicas espalhadas por municípios mato-grossenses. Outros quatro leitos estão bloqueados.

Ao todo, o Painel Epidemiológico da Covid-19 informa que são 493 leitos de UTI pactuados, incluindo os pediátricos, sem previsão de abrir novos tão cedo. Além destes casos mais críticos, outras 387 pessoas estão internadas em enfermarias públicas e 9.883 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Leia também - Taxa de ocupação de leitos de UTI atinge 96.86% em Mato Grosso

Com o atual cenário, o Estado só consegue dar suporte a mais 20 pacientes que necessitem de internação em UTI. A situação, infelizmente, aproxima a realidade da projeção feita pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início desta semana, de que nos próximos dias já não haveria mais leitos de UTI disponível no Estado.

Em reunião com os prefeitos na segunda (1º), Mauro adiantou que o governo não tem mais capacidade de ampliar os leitos. Naquele dia, o Estado entregava 20 novos leitos na Santa Casa, em Cuiabá, após um remanejamento das unidades.

“Falta profissionais, equipamentos, instalações propícias. Daí a preocupação de restringir a mobilidade da população de forma a segurar a capacidade hospitalar ao nível da demanda”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, na mesma ocasião.

A previsão do Estado é abrir ainda mais 50 leitos, mas sem data definida.

Para atentar conter o avanço do vírus em Mato Grosso, o governador anunciou novas medidas, dentre elas, o fechamento dos estabelecimentos às 19h e toque de recolher das 21h às 5h.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet