Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
13:37:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/03/2021 às 13:21

Mulheres do ramo de eventos criticam decreto com ações restritivas: 'prejuízos incalculáveis'

De acordo com o documento, o governador decidiu pelas medidas sem planejamento e sem considerar a cadeia produtiva do setor

Leiagora

As mulheres do ramo de eventos emitiram uma nota criticando o decreto publicado pelo Governo de Mato Grosso com novas medidas restritivas, para conter o avanço da pandemia do coronavírus no Estado. 

De acordo com o documento, o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu pelas medidas de contenção do coronavírus sem planejamento e sem considerar a cadeia produtiva do setor. 

Ainda de acordo com o manifesto “os prejuízos para o setor são incalculáveis”. 

Confira o documento na íntegra:


"O Governador de Mato Grosso Mauro Mendes decidiu pelas medidas de contenção do coronavírus sem planejamento e sem considerar a cadeia produtiva que o setor de EVENTOS movimenta na Capital. Os prejuízos são incalculáveis, considerando a engrenagem que o segmento movimenta, desde as Cias Aéreas, turismo e até os setores manutenção. Há reagendamentos feitos pela terceira vez, outros já foram cancelados. 

O Governador não está tendo discernimento para olhar o segmento de eventos de maneira diferente dentro de cada atividade, nem planejamento na elaboração destas restrições para que os trabalhos sejam retomados de maneira segura, garantindo o mínimo de sustento destas empreendedoras, diante da falta de programação de vacinação, de salário emergencial ou fornecimento de cestas básicas para o ramo. 

“Nosso sentimento é de indignação após 01 ano sem atividades, aguardando que os poderes tomem alguma decisão por nós. Vamos morrer de fome se nada for feito. O governador está cavando nossa cova diante de todas estas restrições, a última ‘gota de esperança’ secou. Os mercados estão lotados, pois o tempo para compra é menor, qual a diferença em realizarmos nossos eventos de maneira segura, com distanciamento. Não recebemos nenhum planejamento para nossa categoria, vários buffets encerraram suas atividades, os garçons não receberam nenhuma ajuda, tiveram que ser dispensados porque os atendimentos foram restritos. Nós que sustentamos nossos lares e que elevamos o nome de Cuiabá para o mundo, precisamos saber qual o planejamento do governador para nosso setor”, lamenta Zilda Castanho – Coordenadora do Movimento de Mulheres de Eventos. 

A categoria foi obrigada a suspender suas atividades diante das constantes restrições de eventos e feiras livres. 

“Se os protocolos de segurança garantem a abertura de shoppings, supermercados, restaurantes e outros, não é justo que nosso setor, que já sofre a meses seja tratado de forma diferente destes setores da economia. São cerimonialistas, buffets, recepcionistas, floristas, garçons, bartenders, técnicos de som e luz, músicos, djs, decoradores, empresas de animação, seguranças, locadores de equipamentos, produtores, montadores, cozinheiros, operadores de caixa, salões de beleza, locadoras, hotéis. Toda esta cadeia produtiva esta em colapso total e um sentimento infindável de insegurança”, finaliza a produtora de evento Zilda Castanho. 

A empresa Moove Filmes cita que não realiza eventos à mais de 12 meses. Só em 2020, a empresa deixou de faturar mais de 320 mil reais, teve de dispensar funcionários e não contratou fornecedores para a média de 120 casamentos realizados anualmente, além dos eventos institucionais. 

“Geramos milhões de faturamento para Mato Grosso. As pessoas não participam somente das festas, aproveitam para visitar os pontos turísticos do nosso estado, consomem hotéis, restaurantes, bares, supermercados, ou seja movimentamos todo o comercio em geral. Estamos de mãos atadas, não vemos esperança para 2021, e isso já está se estendendo para 2022. Nosso sentimento é de indignação pela falta de planejamento do Governo”, declara a empresária Shirle Brito.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet