Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:00:30
informe o texto

Notícias / Política

08/03/2021 às 13:41

Em estado gravíssimo, deputado precisa de pulmão artificial e aguarda transferência para SP

Informação obtida pelo Leiagora dá conta de que Fávero está em uma lista com outras 78 pessoas que esperam por uma vaga no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Camilla Zeni

Em estado gravíssimo, deputado precisa de pulmão artificial e aguarda transferência para SP

Deputado estadual Silvio Fávero

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

É considerada gravíssima a situação do deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) particular de Cuiabá, em tratamento contra a covid-19. A informação foi confirmada pelo médico cardiologista Carlos Augusto Carretoni Vaz, que atende os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e acompanha a situação de Fávero. 

Carretoni explicou ao Leiagora que o pulmão do deputado inflamou muito nos últimos dias, o que é uma característica natural da doença. Contudo, Fávero não está reagindo à medicação da maneira que era esperado.

“Está sendo feito tudo o que a gente tem mãos aqui, mas ele necessita de um dispositivo que chama Ecmo e a gente está na tentativa de transferência dele para São Paulo, para o hospital onde tem esse aparelho”, comentou o médico. 

Segundo o cardiologista, é Ecmo é uma espécie de um pulmão artificial, que tem sido usado para tratamento da covid-19 em casos graves. “Parece que o caso do deputado Fávero é mais grave que o do Barranco", comentou, se referindo a outro deputado internado em UTI em razão da covid-19.

Fávero foi internado, inicialmente, em um hospital em Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá), após apresentar dificuldades respiratórias, no dia 4 de março. No dia 6 foi transferido para o Amecor, em Cuiabá, onde, nesse domingo (7) precisou ser intubado. 

O médico cardiologista apontou que o parlamentar teria demorado para procurar atendimento médico por pensar que se tratava de uma gripe comum da época. “É por isso que eu digo: não pode vacilar. Era o covid-19. Tem que ficar atento”, finalizou.

Informação obtida pelo Leiagora dá conta de que Fávero está em uma lista com outras 78 pessoas que esperam por uma vaga no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Pulmão artificial

Conforme publicação do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, o Ecmo, sigla em inglês para a "oxigenação por membrana extracorpórea", é um dispositivo que se assemelha a um pulmão artificial. 

O dispositivo é composto por uma bomba de propulsão de sangue, oxigenador, cânulas de drenagem e retorno de sangue, sensores de fluxo e pressão, sistema de controle de temperatura e pontos de acesso arterial e venoso para coleta de sangue no circuito. Embora não trate doenças, ele permite que o pulmão do paciente repouse.

Ainda segundo a publicação, o equipamento já foi usado em grandes centros para tratamento da covid-19 em mais de dois mil casos gravíssimos, e tem uma taxa de recuperação de pacientes próxima dos 55%. 

Barranco

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), por sua vez, está internado desde 16 de fevereiro, e foi intubado no dia 20 do mesmo mês. Em razão de complicações, foi transferido para o Instituto do Coração, em São Paulo, no dia 21. À época, ele tinha 25% dos pulmões comprometidos. 

Segundo o último boletim médico, divulgado na manhã dessa segunda-feira (8), o deputado tem apresentado melhoras lentas e pouco significativas, mas os médicos já estão diminuindo, aos poucos, o sedativo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet