Cuiabá, sábado, 15/05/2021
19:48:32
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

09/03/2021 às 15:12

44% dos pacientes do interior e a guerra continua

Leiagora

44% dos pacientes do interior e a guerra continua

Foto: Luiz Alves

Nesta terça-feira (09), dos 135 leitos de UTI COVID que Cuiabá disponibiliza, 60 estão ocupados por pacientes não residentes na capital, o que resulta em uma taxa de 44,4% de ocupação de UTIs por pessoas do interior. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, são 23 pessoas que moram em Várzea Grande e 37 pacientes oriundos de 25 municípios diferentes.

Em relação aos leitos de enfermaria, dos 77 existentes no Hospital Referência, 45 estão ocupados hoje. São 26 pacientes de Cuiabá e 19 de cidades do interior, sendo 5 pacientes de Várzea Grande e o restante de 12 municípios diferentes.

Emanuel vem usando isso para se promover em cima do governo, que usa a o Centro de Triagem para criticar a gestão municipal. Numa guerra que parece não ter fim, ambos seguem numa disputa de poder, porém, é bom se falar que o SUS se chama sistema único, não à tôa. É universal, inclusive, no país todo, ficou evidente isso com a transferência de pacientes com covid para outros estados.

Porém, em mais um capítulo da batalha, Emanuel anuncia nesta tarde a abertura de novos leitos, que ele já havia comunicado que faria, porém, eles devem ser leitos de retaguarda e não necessariamente de UTI, já que não tem profissionais, equipamentos, medicamentos e insumos para novos leitos.

Atualmente, Cuiabá oferta total de 135 leitos exclusivos para UTI Covid. No Hospital Referência são 80 leitos adultos e outros 15 pediátricos. Já no Hospital Municipal São Benedito são outros 40 leitos exclusivos de UTI Covid. E o prefeito recebe por estes leitos, portanto, também não se trata apenas de caridade. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet