Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:38:27
informe o texto

Notícias / Geral

11/03/2021 às 14:33

Precisa de atendimento médico? Entenda como está dividida as unidades de saúde em Cuiabá

O fluxo de atendimento foi alterado para combate o avanço do coronavírus em Cuiabá durante o período de pico da doença

Leiagora

Precisa de atendimento médico? Entenda como está dividida as unidades de saúde em Cuiabá

Foto: Luiz Alves

Visando combater o avanço do coronavírus neste período de pico da pandemia de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alterou o fluxo de atendimento das unidades de Atenção Secundária (UPAs e Policlínicas). 

O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso Costa, explica que o objetivo é evitar ao máximo que pacientes com sintomas de covid-19 fiquem misturados com pacientes sem esse tipo de suspeita, evitando assim o risco de contágio. Atualmente, de acordo com Informe Epidemiológico nº 09/2021, a taxa de contágio é de 0,97, o que significa que 100 pessoas contaminadas podem repassar o vírus para outras 97. 

“Basicamente, atenção primária vai ser a porta de entrada conforme diz a lei 8.080 e todos os protocolos do Ministério da Saúde. Os casos moderados a grave vão entrar na secundária, via policlínicas e UPA's. Caso tenha que internar o paciente, vai transferir para os principais hospitais referência – São Benedito e o antigo pronto-socorro de Cuiabá. Esse é o fluxo básico.

Entenda como o atendimento ficou dividido:

Atendimento geral: Policlínicas do Planalto, Pedra 90 e Coxipó e a UPA Morada do Ouro, que concentrarão os atendimentos a pacientes sem suspeita de covid-19. 

Unidades referência para covid-19: Complexo Verdão (UPA e Policlínica) e UPA Pascoal Ramos, que ficarão responsáveis pelo atendimento a casos notificados de covid-19. Importante destacar que a UPA Verdão segue com atendimento a porta fechada, ou seja, recebendo apeas pacientes transferidos de outras unidades e a Policlínica do Verdão e a UPA Pascoal Ramos seguirão com atendimento de porta aberta à população.

Nas unidades de referência para covid-19, o atendimento das equipes deverá seguir o seguinte fluxo:

- O paciente passará pela triagem com enfermeiro.

- Em caso de sintomas leves de covid-19, será atendido pelo médico e referenciado para que uma unidade básica de saúde faça o monitoramento.

- Os casos que não sejam de suspeita de covid-19, sejam encaminhados para as demais unidades de atendimento geral.

- Em caso de sintomas moderados a graves de covid-19, seguirá o atendimento na própria unidade.

 
Com informações da SMS
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet