Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:26:42
informe o texto

Notícias / Geral

16/03/2021 às 14:45

No dia em que MT marca um ano da pandemia, 98 pessoas aguardam leito de UTI

Levantamento do Leiagora apontou que pandemia tem sido mais agressiva em 2021

Camilla Zeni

No dia em que MT marca um ano da pandemia, 98 pessoas aguardam leito de UTI

Foto: Governo do RJ

Mato Grosso registra, nesta terça-feira (16), um ano desde a confirmação do primeiro casos de coronavírus no estado. Desde então, o cenário da pandemia teve altos e baixos. Agora, uma segunda onde de contaminações vem trazendo o caos ao serviço de saúde. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), na manhã desta terça-feira, 98 pessoas aguardavam por uma transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso. 

Apesar de uma fila assustadora, esse não é o maior número de pessoas aguardando por um leito já registrado. Na última sexta-feira (12), 102 pacientes precisavam de um leito de UTI e não encontraram. 

Segundo a SES, nessa segunda-feira (15) Mato Grosso bateu um novo recorde de mortes neste mês de março, tendo registrado 86 óbitos em 24 horas, em decorrência da covid-19. Antes, o pior dia havia sido registrado na semana passada, com 69 mortes diárias. 

Leia também - Há um ano MT registrava o primeiro caso de coronavírus; veja evolução da pandemia no estado

Levantamento do Leiagora apontou que a pandemia da covid-19 em 2021 tem se mostrado mais agressiva do que a vivenciada no ano passado, sobretudo em razão do colapso no sistema de saúde, público e privado. 

Nos meses de junho e julho de 2020, considerados os piores da pandemia em Mato Grosso até então, as ocupações das UTIs chegaram a 94% e as filas de espera por um leito também superaram 60 pessoas. Naquela época, o estado viu um salto exponencial na taxa de ocupação, que, no início de junho, já era de 22%. 

Conforme os dados coletados, os óbitos também saltaram dos 67, que haviam sido registrados até 1º de junho, para 629 no dia 30 de junho, e para 1.842, registrados até 31 de julho. 

Agora, Mato Grosso vivencia, desde dezembro passado, a alta de casos confirmados e óbitos, no cenário da pandemia. No início do mês, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, chegou a pedir socorro para outros estados. Mas não teve resposta positiva. 

Assim, no dia 10 de março o Estado anunciou mais 160 leitos de UTIS, para "os próximos dias", na tentativa de salvar mais vidas em meio a pandemia. Contudo, nenhuma instalação foi efetivada até o momento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet