Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:56:42
informe o texto

Notícias / Política

18/03/2021 às 11:53

Cattani é empossado deputado e diz que vai representar quem pensa como ele

Pecuarista também comentou que não queria tomar posse “assim”, mas afirmou que Deus sabe todos os caminhos, se referindo à morte de Fávero

Camilla Zeni

Cattani é empossado deputado e diz que vai representar quem pensa como ele

Foto: Reprodução/ALMT

O pecuarista Gilberto Cattani (PSL) foi empossado no fim da manhã desta quinta-feira (18) como novo deputado estadual de Mato Grosso, na vaga deixada pelo seu ex-colega de partido Sílvio Fávero, vítima da covid-19 no último sábado (13). 

A posse foi realizada no gabinete do presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), com a presença do primeiro-secretário, deputado Eduardo Botelho (DEM), dos deputados Elizeu Nascimento (PSL) e Faissal Calil (PV), do procurador-geral da ALMT, Ricardo Riva, e do presidente do partido, Aécio Rodrigues, além de
 outras poucas pessoas

Em seu discurso, Cattani lamentou a ausência da família no momento de sua posse, mas ressaltou que foi uma medida necessária em razão da pandemia da covid-19. A ela, agradeceu pela caminhada que teve até então, citando um passado humilde que sua família teve. O novo deputado também se emocionou ao falar da esposa, lembrando a rotina da casa e da roça.

Cattani também citou o ex-titular da vaga em seu discurso, com quem não tinha um bom relacionamento. Ele destacou que não era intenção tomar posse “dessa maneira”, se referindo à morte de Fávero, e afirmou que, contudo, a perda de um pai de família é lamentável, ponderando que as mortes têm se repetido ao redor do mundo. 

“A situação que o mundo se encontra é atípica. Essa questão desse vírus, que se alastrou por todo o planeta e não só nosso país, tem feito esse tipo de situação, o que é uma coisa muito triste e que temos que levar em consideração, principalmente como parlamentares”, comentou, após mencionar a morte de Fávero.

O pecuarista também discursou pelos apoiadores. Disse que vai representar todos aqueles que votaram nele, fazendo jus aos mais de 11 mil votos que recebeu, e que quer somar com os demais parlamentares para construir um Mato Grosso melhor.

“São pessoas que, eu tenho certeza, pensam aquilo que eu penso, ou não teriam votado em mim. Cada deputado não representa a pessoa do deputado mas aquele que o colocou aqui. É em respeito a isso que nós trabalharemos”, disse o deputado. 

Por fim, o deputado agradeceu ao PSL, destacando que, apesar das diferenças que teve com o deputado Silvio Favero e com o próprio partido, as desavenças ficaram para trás. Nesse ponto ele parabenizou e agradeceu ao presidente Aécio Rodrigues, afirmando que a sigla ganhou muito em sua gestão, e citou o deputado Elizeu Nascimento (PSL), que teria sido o responsável por seu retorno ao partido em fevereiro.


Posse polêmica

A posse de Gilberto Cattani precisou ser embasada por um parecer da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa, após o segundo suplente de Fávero, o médico Emilio Populo (PSL), também exigir sua posse. 

A alegação de Populo era de que Cattani tinha dupla filiação, já que deixou o PSL para ser candidato como primeiro suplente no Senado pelo PRTB, em 2020. No entanto, o pecuarista voltou ao partido em fevereiro deste ano, de forma que sua posse foi autorizada e considerada legal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Bino 19/03/2021 às 00:00

    Bom dia, acredito que a posse é legal Diante das circunstâncias

 
Sitevip Internet