Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
18:43:39
informe o texto

Notícias / Política

19/03/2021 às 10:10

Ibama suspende emissão de Documento de Origem Florestal para MT a partir de segunda

Além de Mato Grosso, Pará também terá o serviço suspenso.

Leiagora

Ibama suspende emissão de Documento de Origem Florestal para MT a partir de segunda

Foto: Assessoria

A emissão de Documento de Origem Florestal (DOF) será suspenso para Mato Grosso a partir desta segunda-feira (22). A medida restritiva foi anunciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), e será tomada caso o Estado não cumpra o cronograma de integração entre os sistemas de informações do Estado com o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Além de Mato Grosso, Pará também terá o serviço suspenso. Alertado sobre a situação, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) busca uma solução que evite a proibição e a movimentação para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa – o que, na prática, significa paralisação completa do setor nos dois estados. 

Para tanto, já se reuniu  com a secretária Estadual de Meio Ambiente, Maureen Lazarretti, e também com o ministro Ricardo Salles. Para o congressista, a medida é preocupante sob todos os aspectos, mas principalmente, aos municípios do Estado. 

Isto porque, a atividade é considerada base econômica de pelo menos 44 municípios mato-grossenses. “Neste momento crítico em que estamos enfrentando uma pandemia, uma paralisação desse segmento afetará bruscamente as relações de economia e emprego tanto para Mato Grosso como ao Pará”, disse.

O bloqueio do sistema de emissão para receber ofertas de produtos florestais com origem nos estados do Pará e Mato Grosso foi decidida, segundo nota do Ibama, em atendimento ao artigo 35, parágrafo 5°, da Lei nº 12.651/2012, que trata da integração dos sistemas estaduais com o Sinaflor. A implantação no sistema tornou-se obrigatório em maio de 2018. 

O Ibama informou que ao longo dos últimos 2 anos e 10 meses, tem buscado solucionar junto às Secretarias de Meio Ambiente as etapas necessárias à devida integração, mas até o presente momento, os dois estados não apresentaram p resultado necessário para cumprimento da exigência. A secretária Maureen Lazarreti disse acreditar que grande parte dos processos estarão disponíveis no Sinaflor já na segunda-feira. 

Fagundes cobrou do Governo do Estado agilidade nesse processo. Segundo ele, o aperfeiçoamento do sistema é fundamental para o combate as atividades ilegais recorrentes no setor. 

“O sistema é um passo importante para fomentar o mercado de madeira legal. Por isso, necessário, representa um avanço para a cadeia produtiva de madeira nativa, que sofre com irregularidades em seus processos de produção”, acrescentou.

Ao abordar sua preocupação com as medidas adotadas pelo Ibama, o senador ainda ressaltou que o setor florestal em Mato Grosso tem trabalhado  rapidamente para se transformar em referência de exploração sustentável e não pode ser penalizado por falhas do Estado.   

“O setor florestal tem uma cadeia produtiva extensa e que gera milhares de empregos diretos e indireto”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet