Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:11:55
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/03/2021 às 16:00

MPE investiga Câmara de Cuiabá por tratamento desigual em concurso público

Concurso foi lançado no início do ano e reservou apenas dois dias, no fim de semana, para inscrição de quem tentava isenção de taxa

Camilla Zeni

MPE investiga Câmara de Cuiabá por tratamento desigual em concurso público

Foto: Assessoria

O promotor de Justiça Alexandre Guedes, do Ministério Público de Mato Grosso, abriu uma investigação para apurar tratamento desigual aos concorrentes do concurso público aberto pela Câmara de Cuiabá. A determinação é dessa quinta-feira (18).

Segundo o promotor, uma denúncia foi protocolada junto à Ouvidoria da Câmara, alegando que o edital do concurso trazia prejuízo aos candidatos interessados em participar na modalidade de isenção de taxa. 

Consta que os dias reservados para inscrição de quem teria direito à isenção foram 30 e 31 de janeiro, portanto sábado e domingo. Sendo finais de semana, as datas inviabilizaram a inscrição daqueles que não tivessem acesso a um computador e precisassem de um lan house.

O cenário da pandemia da covid-19, com aumento no número de casos, também foi apontado na denúncia. 

"As irregularidades acima destacadas representam potenciais prejuízos à coletividade, sendo que as mesmas podem configurar, eventualmente, lesão ao direito, de concorrer, em condições de igualdade, aos cargos efetivos e empregos públicos, equiparado a direito fundamental na forma do art. 37, caput e inciso I, da Carta Magna", diz o promotor em trecho do documento. 

Alexandre Guedes determinou que a Câmara fosse oficiada sobre a investigação, para que se manifeste sobre o caso.

O concurso


Conforme o Leiagora noticiou, o concurso foi anunciado ainda em 2020, tendo a abertura das inscrições com isenção de taxa no dia 30 de janeiro e encerramento no dia 31. Depois, as inscrições para pagantes seriam de 1º de fevereiro a 12 de abril.

O concurso é realizado pelo 
Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) e tem salários que vão de R$ 3,7 mil a R$ 7,9 mil. Ao todo são apenas 13 vagas a serem preenchidas.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Câmara de Cuiabá informou que analisaria o caso e, depois, emitiria um posicionamento. Contudo, nenhuma nota foi recebida até a publicação da matéria.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet