Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
18:52:28
informe o texto

Notícias / Política

19/03/2021 às 16:25

Prefeitura de Chapada dos Guimarães decreta situação de calamidade pública

A situação de calamidade vigorará por 180 dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade

Leiagora

Prefeitura de Chapada dos Guimarães decreta situação de calamidade pública

Foto: Prefeitura de Chapada dos Guimarães

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), assinou nesta sexta-feira (19) o Decreto nº 035/2021 declarando o estado de calamidade pública no município em razão da pandemia de coronavírus. O documento foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios. A situação de calamidade vigorará por 180 dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.

De acordo com o texto, a medida leva em consideração a emergência na saúde pública, em âmbito nacional e internacional, decorrente da pandemia e seus impactos socioeconômicos e financeiros, além da necessidade de extrema urgência na destinação de recursos públicos para investimentos na saúde.

Com o decreto, as secretarias municipais ficam autorizadas a adotar as medidas necessárias à prevenção e ao combate à doença. Além disso, permite ao Poder Executivo, sempre que necessário, abrir crédito extraordinária para a cobertura de despesas.

“Estamos investindo na adequação da UPA e dos Postos de Saúde da Família. Tínhamos três leitos de enfermaria, e hoje estamos com 17. Investimos na oxigenoterapia, fisioterapia, aumento do número de profissionais da saúde, adquirimos mais de R$ 500 mil em medicamentos, reforçamos a frota de veículos, e instalamos o Complexo de Atendimento ao Covid-19. Mesmo com todos esses esforços, precisamos socorrer nossos munícipes com rapidez, pois a vida não espera”, disse o prefeito.

Segundo o chefe do Poder Executivo Municipal, mesmo com a melhoria na estrutura da saúde o município está enfrentando a falta de leitos em Cuiabá e Várzea Grande para atender aos pacientes com pedidos de regulação pelo SUS.

“Não existem vagas. Não sou da área médica, mas penso que a segunda onda da doença está com uma trajetória mais rápida na infecção do pulmão, e no agravamento do paciente para o óbito. A maioria dos pacientes está entrando com 30% de comprometimento pulmonar, e com os protocolos normais dão uma estabilizada e, de repente, vai evoluindo a 70% e 80% causando pânico e mortes”, lamentou Osmar.

O prefeito relata que diante das ocupações dos leitos de UTIs das redes pública e privada do estado, a preocupação no momento é de preparar novas vagas em enfermarias, e ampliar o atendimento dentro do município. Ele cita o exemplo da cidade de Manaus, que com protocolos diferentes, como a contratação rápida de médicos, obteve bons resultados.

“Além dessas medidas, precisamos fazer com que a população cumpra os protocolos de prevenção à covid-19, como evitar a aglomeração, os contatos físicos e o aumento do fluxo de pessoas, em especial, em ambientes fechados. E também o uso de máscara e os cuidados quanto à higienização das mãos e de objetos”, enfatizou.

O prefeito também defende que com a contratação dos profissionais é possível avançar nos procedimentos e atendimento à população, para isso observa que o município também precisa da ajuda do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso para dar suporte e segurança jurídica aos profissionais, com um único objetivo: salvar e preservar vidas.

Números
Conforme o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quarta-feira (17), o município registrou 956 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia. Deste total, 136 são pessoas que estão portando o vírus neste momento, e que devem estar, obrigatoriamente, isolados em domicílio. 16 estão hospitalizadas (10 na UPA e 6 em Cuiabá), e 36 pessoas já morreram em decorrência da covid-19.

 
Da Prefeitura de Chapada dos Guimarães
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet