Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
10:35:09
informe o texto

Notícias / Política

22/03/2021 às 08:16

Deputada repudia informação falsa sobre medidas restritivas na antecipação de feriado

Medidas divulgadas apontavam para fechamento total de restaurantes e postos de combustíveis para a população; entenda

Camilla Zeni

Deputada repudia informação falsa sobre medidas restritivas na antecipação de feriado

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

Bastou o governador Mauro Mendes (DEM) anunciar a antecipação de feriados para tentar conter o avanço da covid-19 em Mato Grosso para que notícias falsas sobre o assunto passassem a circular no Whatsapp. Em uma delas, chegaram a elencar uma série de medidas de restrição que seriam impostas nesse período. A deputada Janaina Riva (MDB) expôs a fake news e a classificou como "absurdo". 

"Não existe nada semelhante para votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Fico inconformada de ver tanta gente morrendo, tantas empresas fechando, pessoas perdendo seus empregos e ainda ter gente com a capacidade de ficar espalhando notícias falsas, nos obrigando a desmentir para acalmar a população em pleno final de semana", escreveu a parlamentar em sua conta no Instagram. 

Segundo a mensagem falsa, o governo encaminharia, nesta segunda-feira (22), um projeto de lei para antecipar os feriados de 2021, com medidas de restrição como proibição de funcionamento de restaurantes em sistema delivery e de abastecimento de combustível para a população. 

A mensagem ainda dizia que supermercados apenas poderão funcionar exclusivamente com entrega em domicílio, permanecendo de portas fechadas, e que apenas ficarão abertos farmácias e estabelecimentos de saúde. Demais atividades comerciais e prestação de serviço seriam terminantemente proibidas no período.

Janaina chegou a responder aos seguidores que não há definição sobre a proposta, que teria sido apenas uma sugestão. Entretanto, é verdade que o governo do Estado deve encaminhar uma proposta sobre a antecipação de feriados para análise da Assembleia Legislativa ainda nesta segunda-feira (22). 

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, a proposta inicial do governador é de decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta-feira), bem como nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana que vem.

"Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio", explicou Mauro Mendes em reunião com os setores produtivos e representantes dos Poderes, na sexta-feira (19). 

As medidas restritivas adotadas no período, porém, ainda não foram divulgadas pelo governo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Janaina Riva Fagundes (@janainariva)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet